O evento científico ocorre de 4 a 6 de junho, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques
Manaus sedia a 8ª edição do Simpósio Internacional de Imunologia e Hematologia, que se inicia nesta terça-feira (04/06) e segue até quinta-feira (06/06). O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), ocorre no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, bairro de Flores, zona centro-sul.
Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), o simpósio visa fortalecer a rede multidisciplinar de grupos de pesquisa em Imunologia e Hematologia na Amazônia Brasileira, com pesquisadores abordando descobertas recentes e compartilhando experiências na área da imunologia, hematologia, medicina tropical e aspectos da interação patógeno-hospedeiro.
O coordenador do evento e doutor em Medicina Tropical, Allyson Guimarães da Costa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), afirma que neste ano conseguiram dobrar o número de palestrantes, minicursos, trabalhos científicos aprovados e, consequentemente, ampliaram a infraestrutura para receber aproximadamente 500 inscritos e mais de 25 pesquisadores nacionais e internacionais.
“Diante desses números, as expectativas são as melhores, considerando que conseguimos confirmar grandes nomes, entre eles: a brasileira, doutora Ester Sabino, que realizou o sequenciamento genético do vírus que causa a Covid-19; o doutor Pankaj Trivedi, que vem da Itália e estuda um vírus relacionado aos casos de leucemia; e o doutor Andy Rawstron, que vem do Reino Unido para apresentar como é feito o processo de avaliação laboratorial e acompanhamento dos pacientes com doenças hematológicas”, enfatizou.
A programação ainda inclui a realização de minicursos e apresentação de trabalhos científicos. O simpósio é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGiba), da Ufam, em parceria com os Programas de Pós-graduação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Para saber mais informações, acesse o link a seguir: www.isih.com.br
O 8º simpósio recebe financiamento do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, do Hemoam, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
No primeiro dia, o evento ocorre das 17h às 22h. Já no segundo e no terceiro dia, das 9h às 18h30.
Apoio da Fapeam
“O apoio da Fapeam é primordial para a realização desse evento, pois com o apoio via edital Parev, conseguimos realizar um grande evento com palestrantes nacionais e internacionais. A Fundação é sem dúvida muito relevante para a divulgação científica e para a ciência e pesquisa no Amazonas”, afirma Allyson Costa.
Parev
O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/
FOTOS: Arquivo/Hemoam