O documentário “Garantido a Tradição de Lindolfo Monteverde” e o livro “Um Sonho Garantido” que estão em processo de produção irão contar a história e o legado do fundador do Boi Garantido. O Mestre Lindolfo Monteverde foi um homem afrodescendente que um dia sonhou ter um boizinho para brincar pelas ruas da cidade e por meio de uma promessa realizou esse sonho.
O documentário e o livro são frutos de projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, e têm como objetivo estruturar o acervo da trajetória de Lindolfo Monteverde, por meio de entrevistas que serão colhidas por pessoas que conviveram com o fundador do Boi Garantido, como seus filhos vivos Maria do Carmo Monteverde, que luta para manter viva a cultura e legado deixado pelo seu pai, e João Batista Monteverde, que após Lindolfo, foi amo do boi por mais de 30 anos. Além disso, a família resgatou entrevistas de amigos de Lindolfo Monteverde que se juntaram a ele na eternidade.
Os dois produtos estão sendo produzidos pela neta de Lindolfo Monteverde, a Cleumara Monteverde, e estão previstos para serem lançados no mês de junho, quando acontece o Festival Folclórico de Parintins.
“Esses dois produtos são muito importante para dar destaque às nossas atividades culturais, na tradição que a família Monteverde mantém”, destaca Cleumara Monteverde.
Por: Gilson Almeida
radarnewsamazonas@gmail.com