A FVS-RCP trabalha em parceria com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Amazonas regionais na articulação da política de saúde do trabalhador em todo o estado
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest Amazonas), intensifica as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador pela passagem do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira, 1º de maio.
A data chama a atenção para a importância de promover ambientes laborais saudáveis e seguros, reduzindo o risco de acidentes e mortalidade relacionados ao trabalho.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, ressalta que a saúde do trabalhador é parte importante das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Amazonas e envolve ações e atividades com esse fim, abrangendo proteção, prevenção, assistência e fiscalização.
“A saúde do trabalhador deve ser prioridade nas empresas, para que todos possam contar com ambientes seguros na execução de suas atividades”, ressalta a secretária.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a necessidade de se criar um ambiente laboral seguro para todos os trabalhadores.
"É fundamental que o trabalhador tenha condições de desenvolver suas atividades sem o risco de acidentes ou fatalidades. O Cerest Amazonas trabalha visando garantir práticas seguras e saudáveis nos ambientes de trabalho, contribuindo para a melhoria das condições de saúde dos trabalhadores", afirma a diretora Tatyana.
As ações permitem que a vigilância atue de forma eficaz na prevenção de futuros incidentes. A coordenadora do Cerest Amazonas, Cinthia Santos, ressalta a importância da saúde pública na conscientização e fiscalização, com o objetivo de eliminar ou, pelo menos, minimizar os riscos para a saúde do trabalhador.
"Promovemos ações junto aos Cerests regionais e municipais, buscando soluções, que levem em consideração as subjetividades de cada trabalhador, para que o seu labor seja fonte de saúde e não de desgaste ou adoecimento", destaca a coordenadora Cinthia.
A coordenadora também alerta para a necessidade de investigação dos acidentes de trabalho para identificar falhas na segurança e atuar de forma intersetorial, envolvendo órgãos como o Ministério Público do Trabalho (MPT).
"Quando ocorre um acidente, a vigilância do município e, dependendo do caso, o Ministério Público do Trabalho (MPT). Nossas investigações são intersetoriais e visam apontar medidas de prevenção para evitar que outros trabalhadores adoeçam ou sofram acidentes fatais", explica a coordenadora Cinthia.
Saúde do Trabalhador
O Cerest Amazonas trabalha em parceria com os Cerests regionais para articular a política de saúde do trabalhador em todo o estado, fornecendo suporte técnico e orientações para a execução das ações necessárias. Essa articulação é fundamental para que a saúde do trabalhador seja uma prioridade em todos os níveis do sistema de saúde.
A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades de saúde pública que, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, objetiva a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
FOTOS: Divulgação/FVS-RCP