Offline
Semig discute com executivos da Huawei estratégias para transição energética
16/04/2024 11:17 em Capital & Municípios

Tecnologias energéticas desenvolvidas pela empresa podem ser a solução para os sistemas isolados no interior do nosso estado

 

A convite da Huawei, o secretário de estado de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto (SEMIG-AM), esteve, nesta segunda-feira (15/04), no Centro de Tecnologia de Inovação em Ecossistemas (EITC), na sede da empresa no Brasil, localizada em São Paulo.  O principal objetivo do encontro foi tratar de potenciais oportunidades de cooperação entre a Huawei e o Governo do Estado do Amazonas nas áreas de sustentabilidade e tecnologia.

 

Foram apresentados projetos relacionados à transição energética por meio da utilização de tecnologia inteligente, visando o desenvolvimento social e econômico local.

 

“Essas tecnologias energéticas poderão ser a solução para os sistemas isolados no interior do nosso estado.” Disse o secretário Ronney Peixoto.

 

Durante o encontro, o secretário, acompanhado de Bárbara Pizzolatto, vice-presidente da divisão de data centers da Huawei, Emerson Oliveira, Diretor de logística na Huawei, e Alfredo Lins de Albuquerque, Chefe do Escritório de Representação do Estado do Amazonas em São Paulo (ERGSP), conheceram o showroom e a planta flutuante da empresa, antes da reunião em que foram apresentadas alternativas tecnológicas para a transição energética no estado.

                                                                                     

“A empresa apresentou projetos de inovações que foram implementados na fábrica e que reduziram erros e custos para a produção e que têm mais projetos em estudo e irá apresentar na COP-30 em Belém-PA, demonstrando o seu compromisso com as questões ambientais como uso da bateria de lítio mesmo após o seu tempo útil de vida”, ressaltou Bárbara.

 

A Huawei é líder mundial no fornecimento de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e trabalha em parceria com o Governo do Estado do Amazonas há mais de duas décadas.

 

"Por meio de sua atuação na seara de energia sustentável, vislumbra-se o abastecimento do interior do Estado, atendendo os municípios mais distantes da capital, bem como permite ainda uma ampliação do mercado na oferta de commodities em razão da queda das emissões de carbono", disse Alfredo Lins, chefe do ERGSP.

 

No início deste ano, o Governador Wilson Lima esteve na China, onde visitou a sede da gigante chinesa em tecnologia Huawei e destacou soluções desenvolvidas pela empresa na área de energias renováveis que podem contribuir com o interior do Amazonas. A visita do secretário da SEMIG da continuidade as tratativas.

 

 

Fotos: Ascom/ ERGSP-AM

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!