Offline
Unidades da UEA no interior são contempladas com veículos e equipamentos eletroeletrônicos
06/03/2024 17:16 em Educação

Governo do Amazonas entregou os investimentos para mais de 30 cidades, além da capital

 

A educação superior no interior do Amazonas ganha reforço com os novos investimentos do Governo do Estado, que contemplou municípios, incluindo a capital, com veículos e equipamentos eletroeletrônicos para as unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os recursos representam um compromisso com a qualidade do ensino e o fortalece as estruturas em áreas remotas.

 

O pró-reitor de interiorização da UEA, Valber Martins, considera os investimentos como um passo significativo para o desenvolvimento da educação no interior do estado.

 

"Essas entregas representam um marco no interior do estado e ratificam o nosso compromisso com a educação. Renovamos toda a frota porque na realidade não existia, a frota era incipiente. São 27 veículos novos, antenas de alta conectividade, computadores, tudo isso para melhor servir o cidadão do interior e para fomentar a educação no interior do estado do Amazonas", afirmou Valber.

 

No total, 32 municípios do Amazonas receberam itens como microcomputadores, projetores, Smart TVs de 75 polegadas, kits de IPTV, home theaters, cadeiras de escritórios, nobreaks, webcams, além de veículos.

 

A entrega foi realizada pelo governador Wilson Lima, na terça (05/03), no salão Bossa Nova da Arena da Amazônia. No total, foram 600 equipamentos de informática e eletroeletrônicos e 27 veículos, com o investimento de mais de R$ 7,6 milhões.

 

Uma das unidades contempladas foi o Centro de Estudos Superiores de Tefé (distante 523 quilômetros da capital). O diretor da unidade, Yomarley Holanda, destaca que o investimento na instituição será fundamental para ampliar a qualidade do ensino ofertado pela universidade, que atende cerca de 1.050 alunos.

 

 “Tem importância fundamental para a nossa estrutura da universidade, que tem avançado muito nesses últimos tempos. Então, receber esses veículos, receber estrutura de internet, novos computadores, através dessa iniciativa do Governo do Estado e da nossa reitoria, vai representar um esforço para que a gente consiga avançar nos nossos cursos de graduação e pós-graduação em Tefé”, comentou o diretor.

 

 

A diretora do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel  da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), Solange Pereira, expressou satisfação com a entrega, que deve beneficiar cerca de 150 universitários. A unidade recebeu uma picape, além de equipamentos de informática e eletroeletrônicos.

 

“Nós estamos recebendo das mãos do Governador uma picape que vai nos auxiliar nas questões administrativas. Essa picape nova vai nos garantir trabalharmos com os nossos alunos nos projetos de extensão”, afirmou a diretora.

 

Municípios contemplados - Apuí, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Carauari, Careiro, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Iranduba, Ipixuna, Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tapauá, Tefé e Urucurituba.

 

A UEA contabiliza 16 Núcleos de Ensino (com oferta especial de cursos, sem quadro efetivo de professores) e seis Centros de Estudos Superiores (com quadro efetivo de professores e oferta de cursos regulares especial), além de 10 polos, que são espaços cedidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar ou pelas prefeituras para oferecer cursos por um determinado período de tempo.

 

FOTOS: Alex Pazuello/ Secom

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!