Offline
Prefeitura itinerante é realizada em comunidades indígenas de Borba
27/02/2024 15:24 em Política

Serviços de saúde, cidadania e justiça são oferecidos durante a ação

 

A Prefeitura de Borba, em parceria com o Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está realizando o projeto Prefeitura Itinerante que tem como foco garantir que as comunidades mais distantes da sede do município tenham acesso aos serviços públicos essenciais como saúde e cidadania. Nesta edição do projeto, a ação teve início no último domingo (25/02) e segue até essa quarta-feira (28/02), promovendo atendimentos às populações de 30 aldeias das terras originárias Kwatá e comunidade do Laranjal, além de famílias que residem nas adjacências.

 

“Esse projeto iniciou em 2017 e sempre teve como foco atender as famílias em situação de vulnerabilidade que se encontram em comunidades distantes e não conseguem se deslocar até a sede do município, seja para cuidar da saúde ou para ter acesso a documentos básicos como a certidão de nascimento, um título de eleitor ou orientações sobre benefícios. E a edição deste ano está bem melhor porque temos a parceria dos poderes Judiciário e Eleitoral, os quais agregam valor aos serviços ofertados pela Prefeitura Itinerante”, declarou Simão Peixoto, prefeito de Borba.

 

Diversos serviços são ofertados por equipes multidisciplinar das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Infraestrutura e de Assuntos Indígenas. A Secretaria de Assistência Social está presente nas comunidades e realiza a emissão de cédula de identidade; certidão de nascimento; título de eleitor; atualização cadastral do Programa Bolsa Família; atualização do Benefício de Prestação Continuada (BPC); orientação para aposentadoria, pensões e salário maternidade indígena e rural; bem como orientação dos serviços, programas e benefícios da Assistência Social; e cadastramentos de famílias com perfil para inclusão no Cadastro Único.

 

No espaço da Justiça Itinerante, a população tem acesso a serviços como orientação jurídica; registro tardio de nascimento; restauração de registro civil; correção de registro civil; divórcio; guarda e pensão alimentícia; dissolução de união estável; reconhecimento voluntário de paternidade; pequenas causas; cobranças em geral; danos materiais; dentre outros.

 

Na área da saúde são oferecidos atendimento médico com clínico geral, enfermagem, psicólogo, nutricionista, consulta odontológica, e orientações sobre endemias como a dengue e febre amarela, além da oferta de todas as vacinas para crianças e adultos.

 

De acordo com os organizadores da ação, a população também consegue emitir documentos durante o atendimento, como a primeira e segunda vias de certidão de nascimento; carteira do idoso; Cadastro Único; Cartão SUS; e certidão de casamento e divórcio.

 

A ação contempla, também, a distribuição de duas mil cestas básicas e água mineral para as comunidades visitadas, bem como a merenda escolar para unidades de ensino das comunidades. Essa ação acontece a cada dois meses nas comunidades do município de Borba como uma forma de aproximar a gestão municipal da população e garantir que todos tenham acesso aos serviços públicos, assegurando o acesso da população a serviços essenciais e melhorando a qualidade de vida de todos.

 

 

Fotos: Janio Santana

Fonte: Shirey Assis

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!