Offline
Primeira mulher a presidir a Audicon toma posse em solenidade no TCU
23/02/2024 17:54 em Blogs & Colunas

Na quarta-feira (22/2), a nova presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Milene Cunha, assumiu o cargo anteriormente ocupado pelo ministro-substituto do TCU Marcos Bemquerer

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) sediou, nesta quarta-feira (21/2), a posse da nova presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), Milene Cunha (TCE-PA), primeira mulher a assumir a liderança da instituição.

 

Ela assumiu o cargo anteriormente ocupado pelo ministro-substituto do TCU, Marcos Bemquerer, que estava à frente da entidade desde 2010. O evento foi realizado no auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal, e contou com mais de 100 pessoas, entre as quais autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

Milene atuará no biênio 2024-2025, juntamente com os membros da mesa-diretora, que assumiram na mesma ocasião. Bemquerer trabalhará neste novo biênio como vice-presidente da associação.

 

Na ocasião, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, exaltou a gestão de Bemquerer e parabenizou a nova presidente, desejando uma liderança tão profícua quanto a de seu antecessor.

 

“Fico feliz que Marcos Bemquerer deixe a presidência nas mãos de uma mulher, preparadíssima, e que certamente honrará com as tradições da associação, defendendo as prerrogativas dos ministros e conselheiros substitutos e empunhando as bandeiras defendidas pela Audicon”, disse.

 

“O fato de a Audicon estar enveredando pelo caminho de ter mais mulheres na presidência e nas diretorias valoriza ainda mais o papel dessa importante associação no cenário nacional”, concluiu.

 

 

Milene Cunha (TCE-PA), primeira mulher a assumir a liderança da instituição.

 

Medalha e homenagens

Bemquerer foi agraciado com a Medalha de Mérito Institucional Audicon, concedida aos que dedicam relevante e reconhecida atuação em prol do aperfeiçoamento da magistratura de contas e do controle externo brasileiro. A associação exibiu um vídeo como forma de agradecimento e homenagem ao ministro-substituto, ressaltando seu estilo de gestão e sua contribuição para a entidade. Ele agradeceu aos associados e colegas da entidade, a quem dedicou o prêmio, e elencou alguns marcos de sua gestão, como o lançamento da campanha “Contas Públicas são da Nossa Conta”.

 

A iniciativa, disse, reforçou o compromisso da Audicon de promover a transparência e a responsabilidade nas contas públicas, estimulando a sociedade a ter uma participação ativa nessa fiscalização.

 

“Na Audicon, fui testemunha da dedicação coletiva, do trabalho árduo e do espírito colaborativo que tornaram possível alcançarmos marcos significativos. Juntos, nós, servidores públicos, somos os arquitetos da democracia, cujas decisões e ações têm impacto na vida de milhões”, afirmou Bemquerer. “A renovação na liderança é fundamental para o crescimento e a evolução da entidade. Manterei minha dedicação, com o mesmo entusiasmo e compromisso”, assegurou.

 

Também foi apresentado um vídeo com uma saudação do Ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, à nova presidente da Audicon.

 

Milene Cunha destacou que os associados desempenham papel vital na salvaguarda dos interesses da sociedade e ratificou a intenção de fortalecer o controle externo por meio do diálogo e da ação integrada com todo o sistema de tribunais de contas. A presidente ressaltou, ainda, as esperanças e desafios de ser a primeira mulher a ocupar essa função:

 

“Esta é uma conquista conjunta. A participação feminina nas funções de ministro, ministro-substituto e conselheiro nos tribunais de contas do país é de menos de 15%. Quando uma mulher assume um cargo de liderança, não é apenas uma porta que se abre, é um horizonte que se expande, pois temos a responsabilidade de manter esse caminho de igualdade para que nossas filhas possam ir aonde seus sonhos as levarem”, declarou.

 

Milene Cunha 

 

Participações

Entre os membros do TCU, participaram do evento os ministros Augusto Nardes, Antonio Anastasia, Benjamin Zymler, além da procuradora-geral do Ministério Público para o TCU, Cristina Machado.  O secretário-geral da Presidência (Segepres), Frederico Carvalho Dias, e a secretária-geral de Controle Externo (Segecex), Ana Paula Sampaio, também compareceram.

 

Estiveram presentes, ainda, presidentes de tribunais de contas de diversos estados brasileiros e representantes de entidades do sistema de tribunais, como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc) e a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunas de Contas do Brasil (ANTC).

 

Com 15 anos de existência, a Audicon é uma entidade que atua em defesa da magistratura de contas dos ministros e conselheiros-substitutos e, sobretudo, em prol do aprimoramento do controle externo brasileiro.

 

Fotos: Divulgação

Por Secom TCU

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!