Com recursos exclusivos do Governo do Estado, as chamadas somam aproximadamente R$ 4,5 milhões
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) divulgou, nesta terça-feira (30/01), o resultado final de três editais relacionados às áreas de formação de recursos humanas e mobilidade técnico-científica. As chamadas recebem apoio exclusivo do Governo do Amazonas, que somam R$ 4.495.219,50, para apoiar 79 projetos de pesquisa. Confira os resultados no site da instituição (www.fapeam.am.gov.br).
Os resultados referem-se ao Programa de Apoio a Pós-Graduandos Fora do Estado do Amazonas (Posgfe) - Edital nº 013/2023; o Programa de Mobilidade Técnico-Científica (Promob/Fapeam) – Edital nº 015/2023; e Programa de Apoio a Pós-Doutores (Prodoc/Fapeam) - Edital nº 018/2023.
O Prodoc/Fapeam concede bolsas de pós-doutorado no país e no exterior a residentes no Amazonas, que irão desenvolver projetos de pesquisa, que visem contribuir significativamente para a ampliação da ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento.
E o Posgfe concede bolsas de mestrado e doutorado a residentes no estado do Amazonas, matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), em outros estados da Federação, em áreas estratégicas relacionadas ao Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Estado do Amazonas. O edital apoia 26 projetos.
O Promob/Fapeam possibilita a formação e capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores em instituições de pesquisa e ensino superior ou centros de pesquisa localizados fora do estado, ampliando a cooperação técnico-científica entre pesquisadores de diferentes instituições por meio de intercâmbio. A iniciativa selecionou 32 propostas de projetos de pesquisas.
Os resultados podem ser conferidos em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-resultados
FOTO: Nathalie Brasil/Fapeam