Offline
Rede estadual de ensino tem mais de 700 alunos aprovados no PSC 2024 da Ufam
26/01/2024 16:09 em Educação

O número, que ainda segue em atualização, representa um aumento de 30% em relação às aprovações de 2023

 

O Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2024, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), consagrou a conquista de centenas de alunos da rede estadual de ensino no ingresso ao Ensino Superior. Até o momento, as escolas da rede estadual de ensino já contabilizam 727 estudantes aprovados, na capital e no interior, quantitativo que supera em 30% os resultados no ano de 2023, quando houve 559 aprovações.  O número segue em atualização.

 

O PSC é realizado durante os três anos do Ensino Médio e corresponde a metade das vagas dos cursos de graduação ofertados pela Ufam. Ao término da 3ª série, do Ensino Médio, os estudantes decidem qual curso irão concorrer.

 

De acordo com o coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), José Augusto Cordeiro, é trabalho também das coordenadorias ressaltar a importância do vestibular para os alunos. 

 

“Nós temos uma grande responsabilidade de trazer essas informações para o aluno, porque em muitos casos a família não conhece como é que funciona o processo do vestibular seriado. O próprio aluno (quando ingressa no Ensino Médio) também não. Também buscamos criar, dentro das nossas escolas, ações que possibilitem o êxito nessa prova que muda vidas”, destacou o coordenador.

 

Fruto das ações desenvolvidas dentro de sala de aula,  Ana Beatriz Begatti, 17, concluiu o ensino, em 2023, na Escola Estadual (EE) Homero de Miranda Leão, zona norte de Manaus, e foi aprovada em primeiro lugar para Química. Na unidade de ensino dela, o cuidado com o vestibular foi intenso. Desde mutirões voltados às inscrições, até simulados regulares, projetos de redação e “aulões” de Língua Portuguesa e Matemática.

 

“Passei em 1º lugar. É uma sensação maravilhosa, ainda estou desfrutando. A minha escola sempre nos incentivou muito, desde a primeira etapa do PSC. Desejo isso para outros vestibulandos. Confiem em si mesmos e façam o seu melhor”, frisou Ana Beatriz.

 

Interior

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar destaca, também, o resultado expressivo nos municípios do Amazonas. Até o momento, os alunos do interior do estado foram responsáveis por 238 aprovações. Os números ainda podem aumentar, conforme o envio das escolas.

 

Além das aprovações no PSC, a rede estadual também foi responsável por 22 aprovações no Processo Seletivo Interior (PSI), que garante acesso à universidade pública em municípios do interior do Amazonas.

 

E foi a partir desta oportunidade que Jossiara Pedrosa, 17, que concluiu o ensino, em 2023, no Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), passou em Medicina. Jossiara conta que não esperava pela aprovação.

 

“Eu tive uma frustração em outro vestibular, e cheguei a desacreditar das outras oportunidades que tentei. Quando vi que consegui meu objetivo, não acreditei. Decidi cursar Medicina após a pandemia da Covid-19. Aquilo tudo me chocou muito e escolhi cuidar dos outros. Vou seguir meu sonho”, compartilhou Jossiara, que vai estudar no campus da Ufam em Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

 

Matrícula

Na última quarta-feira (24/01), a  Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Ufam divulgou, por meio do setor de Coordenação de Matrícula, que o lançamento do Edital de Matrícula (Chamada Regular), do PSC, está previsto para o dia 5 de fevereiro de 2024. Os editais de matrícula do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do PSI também serão divulgados no mesmo dia.

 

Para os estudantes que desejam antecipar a organização dos documentos necessários para a matrícula, a lista oficial completa de documentos disponibilizada pela Proeg, em 2023, pode ser visualizada no seguinte endereço eletrônico:  https://bit.ly/ChamadaRegular.  

 

Nesta edição, foram disponibilizadas 2.381 vagas em cursos superiores ofertados na capital e em unidades do interior do Amazonas.

 

FOTOS: Arquivo Pessoal e Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!