Offline
Unidade de ensino da rede estadual implanta projeto “Movimento Escola Mais Saudável”
25/01/2024 15:10 em Educação

Iniciativa visa contribuir para o bem-estar físico e mental e envolve tanto o universo escolar quanto a comunidade

 

A Escola Estadual (EE) Adalberto Valle, localizada no Morro da Liberdade, zona sul de Manaus implantou o projeto “Escola Mais Saudável”, que consiste em incentivar alunos, pais e profissionais da escola, a terem uma rotina que estimule o bem-estar físico e mental. A proposta da escola é que, pelo menos, duas vezes na semana sejam realizadas atividades físicas e compartilhadas pelos participantes.

 

A ação teve início no dia 5 de janeiro e atividades físicas como caminhada, corrida, musculação, dança, entre outros esportes, se encaixam no objetivo do projeto. No período de férias escolares, os participantes usam as redes sociais para compartilhar a experiência, utilizando a hashtag #adalbertovalleescolasaudável.

 

O diretor escolar da EE Adalberto Valle, Lincoln Filho, explicou que a prática da atividade física é extremamente importante e funciona como um elemento que contribui para o bem-estar, tanto físico, quanto mental, dos estudantes e tem o poder de criação da socialização e identidade.

 

“Neste projeto, é importante a participação tanto dos servidores, sejam eles professores, do administrativo, da cozinha, da limpeza ou portaria, bem como dos pais dos alunos, pois eles acabam se espelhando naquilo que veem os adultos realizarem”, disse o diretor.

 

 

Escola mais saudável

A ideia do projeto surgiu após a escola realizar o exame anual dos alunos, pelos professores de Educação Física, onde são verificados peso, altura e o Índice de Massa Corpórea (IMC). Comparando com os números obtidos no ano anterior, o diretor escolar pode perceber que havia uma grande parcela de estudantes com sobrepeso na escola.

 

Ao pensar em uma alternativa para essa questão, surgiu essa ação colaborativa em que, tanto os pais, quanto os servidores, poderiam participar junto aos alunos e, assim, contribuir para a criação de uma cultura de atividades físicas além da sala de aula.

 

O pai do estudante Fabrício de Melo, do 8º ano do Ensino Fundamental, Fabio Melo, contou que ao saber sobre o projeto, por meio das redes sociais, ficou contente e achou uma excelente iniciativa, pois permite uma maior aproximação entre os pais, a comunidade e a escola.

 

“Eu participo dos eventos esportivos de caminhada, corrida e ciclismo e eu já comprei um suporte de bicicleta para poder levá-los comigo. Estamos fazendo caminhadas nos parques próximos da comunidade e eles tiveram bastante melhora de socialização após nossa rotina de atividade nas férias”, compartilhou o pai do estudante.

 

FOTOS: Divulgação/Arquivo da Escola

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!