Offline
Professores de Química da rede estadual de ensino representam o Amazonas em encontro nacional
18/01/2024 12:24 em Educação

Alyne Ribeiro e Éverton Ramos foram selecionados para participar da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio, em Campinas (SP)

 

Dois professores de Química, da rede estadual de ensino do Amazonas, foram selecionados para participar da 6ª Edição da Escola Sirius para professores do Ensino Médio (Espem), promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Alyne Ribeiro e Éverton Ramos integram um grupo de 60 professores selecionados entre as mais de 330 candidaturas para participar do programa, que acontece até o dia 19 de janeiro, em Campinas (SP).

 

Alyne Ribeiro é professora na Escola Estadual (EE) Cacilda Braule Pinto e na EE Antônio Maurity Monteiro Coelho, localizadas no Coroado, zona leste. Já Éverton Ramos é professor na EE Tiradentes, localizada no bairro Petrópolis, zona sul, e da EE Maria Amélia do Espírito Santo, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

 

Realizado pelo CNPEM, supervisionado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), o programa é voltado para professores de Física, Química e Biologia das escolas públicas e privadas de todo o Brasil e, no ano de 2024, da América Latina.

 

Em Campinas, o encontro iniciou no dia 15 de janeiro, e durante os cinco dias de atividade, os professores participam de aulas teóricas e práticas ministradas pelos professores da Espem, além de assistirem palestras de convidados da área de educação e ciências no Campus do CNPEM. Além disso, os representantes amazonenses também puderam realizar uma troca de experiências com professores de todo o país.

 

“Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades da Sirius e do CNPEM, a ESPEM tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula”, explicou a professora selecionada Alyne Ribeiro.

 

O processo de seleção

Iniciando no dia 4 de outubro e se estendendo até o dia 24 de outubro, o processo de inscrição da Espem seguiu diferentes critérios.

 

Dentre os critérios de seleção, a “carta de motivação”, em que o candidato deveria justificar a sua intenção de participar do programa, e o “currículo”, onde os candidatos deveriam colocar todas as atividades realizadas por eles com os estudantes, foram fatores determinantes para a aprovação.

 

No dia 5 de novembro, a lista de selecionados foi divulgada no website da “Espem 2024”, onde a professora Alyne e professor Éverton foram contemplados com a vaga para participar do programa.

 

 

Trajetória

A professora Alyne Ramos contou na carta dela sobre a trajetória como professora da educação básica, abordando sobre as principais atividades realizadas dentro da Secretaria de Educação. Alyne citou o Projeto Ciência na Escola (PCE), que participou com seus estudantes, além de  competições como a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

 

Já o professor Éverton Ramos destacou, na carta dele, as atividades de divulgação científica, como as visitas às feiras científicas realizadas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também as atividades desenvolvidas em sala de aula.

 

Para o professor, a Espem é uma importante porta de entrada para que os professores possam levar dados e uma grande experiência de volta às suas cidades natais. Éverton também afirmou que, junto à professora Alyne, pretende trabalhar para elaborar estratégias de divulgação em massa para os alunos da rede e professores das ciências.

 

“Ao retornar para Manaus, pretendo retomar atividades de divulgação científica junto à Fapeam e à Secretaria de Educação para uma feira de ciências. Nosso objetivo é viabilizar, junto à equipe do CNPEM, a vinda de representantes da nossa região para o Sirius”, explicou o professor.

 

FOTOS: Arquivo Pessoal / Divulgação

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!