Offline
Ufam apresenta selo alusivo aos 115 anos da instituição
17/01/2024 11:31 em Educação

Com o slogan “Conhecimento para a vida, conservação para o futuro”, a marca ressalta as vertentes futuro, conservação ambiental e tecnologia e deverá ser utilizada em materiais temporários e páginas virtuais institucionais ao longo de 2024. Confira o Manual de Uso do Selo.

 

Considerada a universidade mais antiga do Brasil, a Ufam possui uma comunidade estimada em 38.198 pessoas; possui 23 unidades acadêmicas, sendo 18 na capital e 5 no interior do estado; oferece mais de 120 cursos de graduação na modalidade regular; 41 programas de pós-graduação, distribuídos entre 49 cursos de mestrado, 25 de doutorado e 12 de pós-doutorado, além de 52 cursos de especialização.

 

Legado

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, afirma que a comunidade Ufam tem muito a comemorar nesses 115 anos de história. “Além de toda a trajetória bem-sucedida de nossa universidade, que é a mais antiga do país, comemoramos a chegada desses 115 anos com orgulho, por exemplo, de ocupar o primeiro lugar no ranking da Transparência da CGU; a execução de 100% do Orçamento em 2023, o que significa que todos os recursos destinados à Ufam foram utilizados sem devolução; a implantação do Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDU) em todas as Unidades Acadêmicas e Órgãos Suplementares; a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC); o aumento no número  dos cursos de pós-graduação, acompanhado da elevação das notas dos programas de pós-graduação, um crescimento que se deve a uma política institucional de autoavaliação e planejamento estratégico; a curricularização das atividades de extensão estabelecida pela Resolução Consepe 044/2023 e a Resolução Consuni 011/2023, que apresenta as novas regras da Política de Ciências e Tecnologia da Ufam. Tudo isso realizado com a colaboração de cada integrante da comunidade universitária e dos conselhos superiores", ressaltou o gestor.

 

Ufam justa, democrática e plural

A vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, ressalta que o aniversário da instituição é uma oportunidade para renovar o compromisso de construir uma universidade justa, democrática e plural. “A administração superior da Ufam vivencia a construção da história da Universidade com leveza e resiliência. Quando os desafios se impõem, respondemos com mais trabalho para atingir níveis de excelência em nossos projetos. E é através desse trabalho que temos conquistas, como o alcance do maior número de acordos internacionais nos últimos 20 anos; sendo referência para treinamentos em Saúde Digital ou o aumento significativo de cursos de pós-graduação. No aniversário da Universidade, renovamos o compromisso de envidarmos esforços para garantir a plena construção da Ufam que desejamos, a Ufam justa, equânime, segura, efetivamente democrática e plural como é da sua gênese”.

 

Sobre o uso do selo

Desenvolvedora da marca, a designer da Assessoria de Comunicação da Ufam, Bruna Andrade, comenta os detalhes do selo e orienta quanto à utilização do mesmo. “O selo tem como foco as vertentes futuro, conservação ambiental e tecnologia. Para a confecção do selo, foi dado destaque à tecnologia, com setas apontando para um futuro que é expressivamente marcado por esta tecnologia voltada para promover a conservação ambiental e uma educação comprometida com o progresso da sociedade. O selo não deve substituir a marca original da Ufam, mas integrá-lo como uma assinatura conjunta, ou seja, a recomendação é que seja utilizado nos materiais temporários e páginas virtuais ao longo de 2024, ressalvados os documentos permanentes, nos quais a identidade visual da Universidade deve permanecer inalterada”, detalha a programadora visual. Confira, na íntegra, o Manual de Uso do Selo. Também foram disponibilizados os materiais gráficos com o novo selo. Quanto às assinaturas de e-mail, quaisquer ajustes ou solicitações de novas assinaturas devem ser enviados para o e-mail da designer Bruna Andrade, brunaandrade@ufam.edu.br.

 

 

Registro fotográfico - presente e passado da Ufam

Ao longo de 2024 também serão postados registros fotográficos atuais ao lado de registros fotográficos produzidos ao longo da história da Universidade. Responsável pela disponibilização dos registros nas redes sociais virtuais da Ufam, a relações públicas da Assessoria de Comunicação da Universidade, Marion Litaiff, detalha como o trabalho será desenvolvido. “O resgate de fotos antigas na campanha teve como objetivo destacar a rica história da Universidade ao longo desses 115 anos. O paralelo entre fotos antigas e novas pode gerar uma conexão emocional entre egressos, alunos, professores e a comunidade acadêmica em geral, provocando sentimentos de nostalgia, orgulho e pertencimento à Ufam. Combinar elementos do passado e do presente nos permite refletir sobre as realizações passadas, valorizar as mudanças positivas e olhar para o futuro da instituição com otimismo”, declara a profissional.

 

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!