Offline
Parceria inédita entre Fapeam e Semeec leva Programa Ciência na Escola para rede municipal de ensino em Tefé
16/01/2024 11:22 em Educação

Professores poderão apresentar propostas de projetos ao programa

 

Pela primeira vez, professores da rede municipal de ensino da educação básica do município de Tefé (distante a 523 km de Manaus) poderão submeter propostas de projetos no Programa Ciência na Escola (PCE) Edição 2024. A ação inédita é fruto de parceria firmada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec) do município, por meio do Termo de Acordo de Cooperação Técnica de N° 001/2024 assinado, nesta segunda-feira (15/1), pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, e pelo secretário da Semeec, Marcus Lúcio de Sousa. 

 

A iniciativa, que começa pela cidade de Tefé, busca expandir a outros municípios do estado dando oportunidade a professores da rede básica de ensino dos municípios a submeterem projetos ao edital, a exemplo do que já ocorre com projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e escolas municipais de Manaus.

 

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.

 

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, classificou a conquista como um divisor de águas na história do programa, e destacou que a partir desta ação espera-se que secretários de educação de outros municípios do Amazonas também voltem o olhar para parceria como essas que fortalecem a pesquisa básica no interior do estado. 

 

“Por meio da Fapeam, o Governo do Estado vai dar essa oportunidade para que tenhamos mais um parceiro institucional. E assim, fortalecemos cada vez mais o PCE que completa 20 anos, em 2024”, comentou a diretora-presidente.

 

Na ocasião, Marcus Lúcio também falou dos benefícios que a região de Tefé terá com a implementação do PCE. Ele lembrou a importância dos estudantes terem acesso à área da pesquisa ainda no Ensino Fundamental e Ensino Médio, com a ajuda de professores que motivem jovens cientistas em potencial. 

 

“Tefé será o primeiro município do interior a também concorrer ao edital. Agora poderemos participar e desenvolver projetos já existentes nas escolas, precisamos divulgá-los. Com o apoio da Fapeam, isso vai ser muito gratificante para o município”, declarou o secretário da Semeec. 

 

FOTOS: Nathalie Brasil/Fapeam

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!