Profissionais serão capacitados para dar assistência gratuita aos beneficiários do bônus moradia, no processo de reassentamento
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-AM) assinaram, nesta sexta-feira (05/01), um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de credenciar e capacitar corretores imobiliários para atuarem nos processos de compra e venda assistida de imóveis dos programas habitacionais do Governo do Amazonas. Os corretores poderão dar atendimento gratuito aos beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e do Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai), cujas soluções de moradia integram o Amazonas Meu Lar, maior programa de moradia do Estado.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, no caso do Prosamin+ e Prosai, os corretores vão ser preparados para atuar durante o reassentamento das famílias atendidas com o bônus moradia. No valor de R$ 60 mil, o bônus é uma das soluções de moradia dos programas. Consiste na compra assistida, por meio da qual a família que vive em área de risco escolhe um imóvel e o programa compra a casa em local seguro. “Essa colaboração permitirá que as famílias encontrem as melhores opções no mercado imobiliário, que atendam às suas necessidades e realidades específicas”, observa Campêlo.
O evento de assinatura do termo foi na sede da UGPE. Além de Marcellus Campêlo, participaram o diretor-presidente em exercício da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Nilson de Melo Santos, e o presidente do Creci/AM, Paulo Carvalho Mota Júnior.
“Proporcionar aos beneficiários do programa maior segurança para a compra de imóveis, evitando fraudes e qualquer tipo de orientação equivocada, assim como possibilitar a agilidade no processo de reassentamento das famílias, são algumas das vantagens ao optarem pelos serviços dos corretores credenciados ao Creci”, lembrou Paulo Carvalho.
O diretor-presidente em exercício da Suhab, Nilson de Melo, destacou a importância da parceria e união dos órgãos, e se colocou à disposição para colaborar, inclusive, disponibilizando técnicos para ministrarem as capacitações dos corretores de imóveis.
A formalização da parceria não envolve recursos financeiros e a capacitação será gratuita e facultativa. De acordo com o Termo de Cooperação Técnica, cabe à UGPE fornecer o espaço físico necessário para a realização dos treinamentos dos corretores de imóveis credenciados e selecionados pelo Creci-AM, realizar a manutenção do referido espaço físico, a fim de que o mesmo se encontre sempre apto à realização dos treinamentos, disponibilizar equipamentos necessários para o desenvolvimento dos treinamentos e fornecer o material de insumo necessário para a realização das aulas práticas e teóricas.
Já ao Creci-AM, cabe dar ampla divulgação à sociedade, e principalmente, aos corretores de imóveis inscritos no Conselho, sobre a parceria com o Governo do Estado do Amazonas, representado pela UGPE; fazer credenciamento dos profissionais interessados; selecionar os profissionais aptos e em dia com as suas obrigações junto ao Conselho, dando uma maior segurança ao parceiro, principalmente, à população beneficiária; e promover o atendimento gratuito ao beneficiário que optar pelo serviço.
Fotos: Tiago Corrêa / UGPE