Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Participação em simpósio nacional fortalece ação e produção científica da Vigilância Sanitária do Amazonas
Educação
Publicado em 24/11/2023

O 9º Simbravisa se encerra nesta sexta-feira

 

A Vigilância Sanitária do Amazonas reforça o compromisso com a excelência das ações em promoção da saúde pública, destacando as estratégias desenvolvidas no estado durante a participação no 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, realizado, até esta sexta-feira (24/11), em João Pessoa. A participação foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

 

O evento, que reuniu profissionais e especialistas renomados na área da saúde de todo o país, proporcionou à Vigilância Sanitária do Amazonas oportunidade para compartilhar experiências, atualizar conhecimentos e fortalecer ações na atuação estadual e na produção científica de relevância, com pesquisas e estratégias implementadas no estado.

 

Os estudos foram divididos em abordagens voltadas às ações sanitárias desenvolvidas frente à Covid-19; no monitoramento de sistema de hemoterapia; na implantação de segurança do paciente e de sistema de Informação dos Procedimentos de Vigilância Sanitária; além de avaliação de concentração química em água sanitária comercializada.

 

“A participação no Simbravisa representa o compromisso da instituição com o aprimoramento contínuo. Os estudos apresentados abrangem áreas essenciais e refletem a dedicação em fortalecer práticas que impactam positivamente a saúde da população”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

 

Eixos dos estudos

No eixo de atuação da Vigilância Sanitária na pandemia de Covid-19, Rednaj Bacury Mota, do Devisa, destaca que os trabalhos enfatizam a superação de desafios no enfrentamento à doença. “Nossa equipe demonstrou resiliência, agilidade, determinação para promoção da saúde pública. Estamos comprometidos em aprimorar as estratégias e fortalecer, ainda mais, os esforços para enfrentar futuros desafios de saúde”, disse.

 

Sobre serviços de hemoterapia, Lucivane Lopes, do Devisa, acrescenta que foram apresentadas experiências exitosas e de monitoramento desse tipo de serviço. “Os trabalhos mostram o comprometimento organizacional das instituições envolvidas na rede de monitoramento de risco em hemoterapia e contribuem para a qualificação do processo de monitoramento desses serviços”, disse Lucivane.

 

Outro assunto abordado, a implantação da segurança do paciente no Amazonas, representa avanço na melhoria dos cuidados de saúde nas unidades de saúde do Estado. Márcio André Monteiro, do Devisa, que expôs produção científica sobre o assunto em discussão e banner, acrescenta a importância da técnica. “Com a implementação da estratégia, o Amazonas busca proporcionar um ambiente de tratamento mais seguro e confiável para a população”, disse.

 

Apresentando produção científica sobre avaliação de teor de cloro presente na água sanitária comercializada em Manaus, Helton Ruiz, do Devisa, enfatiza a importância do monitoramento da qualidade de produtos, nesse caso em especial, sobre a concentração química. “A determinação precisa de cloro assegura que o produto atenda aos padrões de qualidade e eficiência, necessários para eliminar microrganismos que não podem ser vistos a olho nu”, afirma Helton.

 

Ainda no simpósio, a equipe do Devisa apresentou a implantação remota do sistema de Informação dos Procedimentos de Vigilância Sanitária. “O sistema capta e consolida dados das ações de vigilância sanitária executadas pelos municípios, otimizando o processo, uma vez que o sistema viabiliza a geração de relatórios quantitativos em tempo real, o que facilita o monitoramento das ações de vigilância sanitária”, acrescenta Cristiane Alves, que expôs o estudo sobre o assunto no evento.

 

 

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!