Realizaram as provas os alunos das Escolas Estaduais (EE) Augusto Carneiro, Diofanto Vieira Monteiro, Manoel Marçal de Araújo e Joanna Rodrigues Vieira
Mais de 200 estudantes das escolas especializadas da rede estadual realizaram, nesta terça-feira (14/11), a primeira edição da Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática para alunos com deficiência. Voltadas para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a prova tem o objetivo de gerar dados que irão subsidiar políticas públicas voltadas aos alunos com deficiência da rede estadual. A aplicação do exame encerra na quinta-feira (16/11), na Escola Estadual (EE) Diofanto Vieira Monteiro, no Centro de Manaus.
Organizada pela Gerência de Atendimento Educacional Especial (Gaee), a avaliação diagnóstica é composta por dois cadernos de aplicação, com dez questões objetivas em cada. Entre as quatro escolas que recebem o certame, estão as escolas estaduais Manoel Marçal de Araújo, na Cachoeirinha, zona sul; Augusto Carneiro dos Santos, no São Geraldo, zona centro-sul; Joanna Rodrigues Vieira, na Glória, zona oeste; e Diofanto Vieira Monteiro, no Centro, zona sul; todas unidades especializadas em Educação Especial.
"As provas têm a acessibilidade necessária para todos os públicos. Aos alunos deficientes auditivos, a aplicação tem vídeos com os intérpretes comunicando em Libras. Para os alunos com deficiência visual, o certame é realizado em braile, ou de maneira ampliada, para casos de baixa visão”, ressaltou a assessora pedagógica da Gaee, Raika Sampaio.
As equipes aplicadoras da Gaee estiveram em todas as escolas avaliadas, em composição com o restante do corpo docente das próprias unidades de ensino.
Inclusão e preparação
Desde cedo na mobilização para o melhor quadro de aplicação na unidade de ensino em que atua, a diretora da EE Augusto Carneiro dos Santos, Haydêe Carneiro, destacou a importância desta avaliação para os estudantes com deficiência.
"Assim como as escolas regulares possuem avaliações diagnósticas como o Saeb e o Sadeam, agora também estamos participando. Esses alunos vão fazer o Enem daqui alguns anos, então, precisam, desde cedo, entender a dinâmica de provas neste sentido", enfatizou a diretora.
A Gaae prepara a próxima edição da avaliação diagnóstica para o início de 2024. No total, em todas as escolas da rede estadual, estão matriculados mais de 7,1 mil alunos com deficiência, incluídos no ensino regular.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar