Outubro ainda supera a quantidade de novos empreendimentos constituídos do mês anterior
A Junta Comercial do Estado (Jucea) registrou no mês de outubro, um crescimento de 21,8% no número de constituições empresariais, em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram abertos 659 novos Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Os números não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.
Segundo os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que estão disponíveis para consulta no site, www.jucea.am.gov.br, os números de outubro, ainda superam a quantidade de novos empreendimentos consolidados no mês de setembro deste ano, com 580 novas empresas, apontando um crescimento de 13,6%.
“Apesar de caminharmos para uma desaceleração natural na constituição de novas empresas, devido ao fim de ano. No mês de outubro, tivemos um resultado positivo para o estado. Pois, novos investimentos, resultam em mais emprego e renda. E ainda um aquecimento importante para nosso ambiente de negócios”, afirma a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins.
Segmentação
No mês de outubro, 404 empresas foram consolidadas pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), na área de serviços, 205 pelo setor de comércio, e 27 na segmentação de indústria.
Tempo médio
Em relação ao tempo médio, na análise de processo do registro empresarial em outubro, houve um pequeno aumento em comparação ao mês de setembro, levando o cidadão ao tempo de espera de 41 minutos para aprovação de um processo. Nesse tempo, o analista do órgão, consegue revisar os dados fornecidos pelos empreendedores, como: capital social, sócios, endereço e o Nire (Número de Identificação do Registro de Empresas).
Municípios
No que diz respeito aos cinco municípios que mais constituíram empresas em outubro no Amazonas destacam-se: Manaus com 485 novas empresas; seguida por Humaitá com 15; Manacapuru com 14 novos empreendimentos; Parintins com 13 e Itacoatiara com 12 novas empresas.
FOTO: Divulgação/Jucea