Offline
Professora da Escola Bilíngue Jacimar Gama participa de intercâmbio no Japão
03/11/2023 14:57 em Brasil - Internacional

Durante sua estadia no país, a professora tem visitado escolas e passado por treinamentos de técnica e metodologias de ensino da língua

 

A professora de Língua Japonesa e Ciências da Natureza Japonesa, Beatriz Coelho, da Escola Estadual De Tempo Integral (EETI) Profª Jacimar da Silva Gama, está no Japão participando de um intercâmbio de professores promovido pela Fundação Japão. Por seis meses, a professora contará com treinamentos de técnica e metodologias de ensino da língua japonesa.

 

Sendo a primeira professora da Secretaria do Estado de Educação e Desporto Escolar, em 15 anos, a representar a região Norte na maior instituição de língua japonesa do mundo, Beatriz concorreu com pessoas de diversos países e foi uma das 50 selecionadas, do mundo todo e uma das duas pessoas selecionadas do Brasil.

 

Em dezembro de 2022, a professora encaminhou, em formato de carta, o tempo de sala de aula, os tipos de metodologias que são utilizadas e a documentação. Beatriz recebeu a notícia que havia sido selecionada, em maio de 2023, e em agosto de 2023 embarcou para o Japão, onde permanecerá até fevereiro de 2024.

 

A professora explicou que a experiência permite que ela aprofunde os conhecimentos da língua, metodologias de ensino e cultura japonesa, os quais serão repassados aos alunos quando retornar ao Brasil.

 

"Já estou pensando em possíveis projetos que podemos aplicar na escola. Pretendo levar mais eventos culturais, já que temos parceria com a Fundação Japão, por meio do acordo com a Secretaria de Educação", contou Beatriz.

 

 Professora Beatriz Coelho, da Escola Estadual De Tempo Integral (EETI) Profª Jacimar da Silva Gama

 

Intercâmbio

No Japão, a professora já participou de diversas atividades. Durante a semana, Beatriz realiza apresentações sobre algum tópico selecionado para aprimorar o idioma e assiste aulas  de metodologias comunicativas aplicadas à língua japonesa.

 

Além das atividades teóricas voltadas para o ensino, a professora também participa de atividades práticas voltadas para o conhecimento cultural, como a aula prática de cerimônia do chá, onde a professora aprendeu como se portar, e a história da cerimônia.

 

Beatriz contou que tem sido uma experiência maravilhosa e até melhor do que ela esperava. Para ela, o intercâmbio está permitindo essa troca cultural com diversos professores do mundo, onde eles podem compartilhar práticas e conhecimentos.

 

"As aulas possuem reflexões sobre as nossas práticas em sala de aula, posso apresentar as práticas exitosas que fazemos na escola e como funciona o ensino bilíngue português-japonês no Amazonas, em especial na EETI Profª Jacimar da Silva Gama", explicou a professora.

 

FOTOS: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!