As atividades lúdicas auxiliam no desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) por meio do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, realizou na manhã desta sexta-feira (16/10), uma atividade recreativa no Parque Municipal do Mindu, visando criar um repertório de convivência, além de trazer assuntos e experiências que facilitam o convívio de crianças com e sem deficiência.
As crianças foram acompanhadas pelos responsáveis e uma equipe multiprofissional da unidade, composta por psicóloga, enfermeiras e técnicos de enfermagem, a equipe de conservação e limpeza da unidade, além de também serem orientados pelos guias turísticos do parque.
O diretor da unidade, Enedilson Aguiar, fala sobre o objetivo da iniciativa. “Tivemos a ideia de trazer as crianças aqui para fazer essa interação, sair da rotina do ambulatório, sair da rotina de consulta e de terapia”, pontua o diretor.
Enedilson destaca as atividades realizadas como trilha, piquenique e animação com palhaços, que são exercícios que auxiliam no desenvovimento socioemocional de crianças e adolescentes.
A psicóloga especialista em psicomotricista e arteterapeuta, Catarina Araújo, explicou como essas atividades contribuem no desenvolvimento. “Essa atividade é por conta do Dia das Crianças, que vai ser comemorado na próxima semana (12/10). O objetivo é incentivar esse contato com a natureza, além de sensibilizar os responsáveis para a importância de praticar exercícios”, disse a especialista.
Segundo a profissional, o espaço aberto também promove saúde mental, então se torna uma oportunidade para diferentes aprendizados. As crianças presentes no evento, são atendidas no setor de psicologia e fisioterapia junto a presença de crianças que estão encerrando seus tratamentos.
“Essa atividade promove a autoconfiança, fazendo com que eles tenham uma visão mais positiva de si mesmo e confirmando a capacidade de enfrentar e superar desafios de forma positiva”, finaliza.
Orciany Aguiar, mãe de Miguel Augusto, oito anos, e João Manoel, quatro anos, que fazem acompanhamento no Caic, falou sobre o sentimento de estar participando da atividade com os filhos. “Fico muito feliz em sair com os dois, eles são autistas, o João precisa de suporte porque para ele é difícil lidar com o novo, hoje ele está muito bem. O mais velho (Miguel) gosta muito da natureza, está amando, ele conseguiu fazer observações na trilha sozinho, foi a minha primeira vez no parque também”, disse a mãe.
FOTO: Fernanda Nogueira