Ação foi conduzida pela equipe da Sepa conforme o plano de trabalho do Termo de Fomento que visa fortalecer a atividade pesqueira no Amazonas
Para contribuir para a produtividade e a qualidade de vida dos pescadores artesanais do Estado do Amazonas, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Instituto Rio Negro, realizou a entrega de 30 kits de pesca para pescadores artesanais associados à Organização de Pesca e Agricultura do Amazonas (OPA), que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Os kits fazem parte do Projeto O Proeiro Pescador, uma iniciativa do Instituto Rio Negro, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror (Sepa). A ação foi conduzida conforme o plano de trabalho referente ao Termo de Fomento, assinado em 2022 pela Sepror e representantes do Instituto, no valor de R$ 400 mil para atendimento a pescadores de doze municípios do Amazonas.
Para o secretário da Sepa, Alessandro Cohen, essa ação demonstra o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da economia local e o apoio às comunidades que dependem da pesca artesanal como meio de sustento. “Os kits de pesca fornecem aos pescadores os recursos essenciais para que possam continuar desenvolvendo suas atividades de maneira sustentável e, principalmente, auxiliá-los nesse momento difícil na nossa região,” afirmou o secretário.
O pescador Paulo Mourinho, um dos pescadores beneficiados, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Agradeço muito a todos aqui presente porque esse kit vai nos ajudar no dia a dia, além de nos incentivar em nosso trabalho que tem sido muito dificultoso nesses últimos tempos”, disse o pescador.
Sobre o Projeto O Pescador Proeiro
O projeto tem como objetivo contribuir para a produtividade e a qualidade de vida dos pescadores artesanais do Estado do Amazonas. Para alcançar esse fim, são disponibilizados os insumos necessários para a atividade pesqueira e de subsistência aos beneficiários.
O Projeto tem como premissa fundamental garantir insumos a pescadores artesanais em situação de vulnerabilidade social situados na zona rural do Estado do Amazonas, oportunizando qualidade de vida e contribuindo para as atividades de pesca nas comunidades beneficiadas.
O Projeto Proeiro Pescador vai beneficiar 360 pescadores em situação de vulnerabilidade social do Estado do Amazonas, em particular nos municípios de Borba, Carauari, Careiro Castanho, Envira, Iranduba, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Santa lzabel, São Gabriel da Cachoeira e Silves.
O Termo de Fomento atende à Emendas Individuais proposta pelo ex-deputado Álvaro Campelo, com o objetivo de contribuir para a elevação da produtividade do setor.
FOTOS: Isaac Maia/Sepror