Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Simão Peixoto regulariza merenda escolar em Borba; alunos foram prejudicados por ex-prefeito interino
Capital & Municípios
Publicado em 25/09/2023

O desabastecimento, inclusive, é alvo de investigação no Ministério Público Federal

 

Dos 6.719 alunos da rede ensino da Prefeitura de Borba, somente 85 alunos tiveram acesso à merenda escolar no início de setembro. O dado foi obtido pelo prefeito Simão Peixoto na semana passada em visita às unidades educacionais depois de reassumir o cargo no dia 11 de setembro. Com ações céleres, o gestor regularizou a merenda escolar no Município.

 

Desde o dia 24 de maio, segundo a Prefeitura de Borba, a merenda escolar foi sendo interrompida gradativamente na rede de ensino, afetando crianças, adolescentes e adultos. O desabastecimento virou, inclusive, alvo de investigação no Ministério Público Federal (MPF) cujo objeto da ação é a gestão interina de Borba.

 

“Visitei as escolas e determinei ao meu secretário a regularização imediata da merenda escolar. Percorri as unidades na zona rural e constatei o descaso feito pela gestão interina na Educação do Município. Esta trágica realidade deixou os alunos extremamente prejudicados devido à falta de alimentação escolar, fazendo com que os alunos tivessem dificuldade na concentração nas aulas, visto que muitos desses alunos têm alimentação escolar como única e exclusiva refeição do dia, principalmente nas comunidades mais distantes que necessitam desta alimentação e do transporte escolar para que os alunos cheguem à sala de aula”, disse o prefeito.

 

Desabastecimento

No mês de julho, apenas 3.599 alunos foram contemplados com a merenda escolar. Já no mês de agosto, 3.878 alunos não foram contemplados com a alimentação escolar.

 

No início de setembro, apenas 85 alunos, das Escolas Municipais Danilo de Matos Areosa, Princesa Isabel e São José, receberam alimentação escolar regularmente, deixando todos os demais alunos sem merenda.

 

“A alimentação escolar é exclusiva para os alunos e a não utilização deste repasse poderia ter um bloqueio ou diminuição do repasse deste programa por desuso. É muita irresponsabilidade daquele que era para cuidar e administrar. É importante ressaltar que devido à falta de alimentação escolar, os alunos também tiveram grandes perdas no ensino, uma vez que o horário de aula foi reduzido, e logo diminuiu o tempo de aprendizagem desses alunos”, ressalta o prefeito.

 

A faixa etária de alunos atendidos na rede municipal de ensino de Borba é de 2 anos a 60 anos, sendo educação infantil (creche 2 anos a 3 anos), pré-escola (4 anos a 5 anos); ensino fundamental (6 anos a 14 anos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (15 anos a 60 anos).

 

Luz para todos

No último dia 15 de setembro, Simão Peixoto participou da inauguração do projeto “Luz Para Todos”, na comunidade Piauí, em Borba. Por meio da parceria entre prefeitura e o Governo Federal, os moradores passaram a contar com o sistema de energia elétrica.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Shirley Assis

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!