Durante o evento, pacientes que venceram a Covid-19 e que tiveram um comprometimento maior que 50% do órgão falaram sobre o assunto
Para celebrar o Dia Mundial do Pulmão, comemorado nesta segunda-feira (25/09), O Centro Integrado de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) promoveu uma atividade interativa com pacientes, que já tiveram um comprometimento maior que 50% do órgão pulmonar.
A ação contou com a parceria do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) e do Programa Respirar, que juntos puderam trocar experiências com quem venceu a Covid-19. Esses pacientes foram reabilitados na unidade, e tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre os recursos terapêuticos que foram utilizados para sua reabilitação.
O dia do pulmão tem como objetivo promover e conscientizar sobre os cuidados relacionados a esse órgão, chamar a atenção para as doenças relacionadas e defender o direito da sociedade de respirar ar puro, sensibilizando os legisladores sobre a importância da prevenção da qualidade do ar.
A fisioterapeuta Josiana Oliveira destacou o caso de um paciente que teve 50% do órgão comprometido. Segundo ela, mesmo com um comprometimento grande, o paciente se recuperou.
“O Carlos Santos Pereira, foi afetado pelo Covid-19 e teve mais de 50% do pulmão comprometido. Mesmo assim ele se recuperou e já está retomando suas atividades diárias. Continuaremos a fornecer informações e cuidados aos pacientes e à população, além de lutar para garantir que todos tenham acesso a informações sobre doenças respiratórias, poluição atmosférica e serviços essenciais de saúde”, destacou.
A coordenadora do NEPSHU, Rafiza Souza, também enfatiza o exemplo do senhor Carlos Santos e afirma que a fisioterapia e a atividade física são elos fortes para a recuperação.
“A apresentação deste caso clínico demonstra a recuperação de um paciente com sequelas cardiorrespiratórias pós covid-19. A Fisioterapia e a Atividade física são aliadas nesse processo. Após a alta da Fisioterapia, o paciente é encaminhado para a Atividade Física, levando em consideração a avaliação dos especialistas e as particularidades de cada patologia”, enfatiza.
Data
O Dia do Pulmão é comemorado anualmente em diferentes países para destacar a importância dos pulmões na nossa saúde e bem-estar. Ele visa educar as pessoas sobre os riscos de doenças respiratórias, como asma, bronquite, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), além de promover hábitos saudáveis para manter os pulmões em bom funcionamento.
A data serve como um lembrete para cuidarmos da nossa saúde respiratória e buscar diagnóstico precoce e tratamento adequado, caso necessário.
FOTO: Divulgação/ SES-AM