O ambiente auxilia professores na inclusão de estudantes público-alvo da educação especial da rede estadual de ensino
Na data que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a criação da primeira sala para produção de material pedagógico estruturado é mais uma ação do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para auxiliar professores e escolas na inclusão de estudantes, público-alvo da educação especial da rede estadual.
O projeto desenvolvido no Centro de Apoio Educacional Específico (Caesp), da Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, intitulado “Sala de Produção de Material Pedagógico Estruturado” é fruto de pesquisa realizada via Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam).
Sob a coordenação da professora e mestra em Educação, Regina Oliveira Tiradentes, a iniciativa surge da necessidade de construir recursos didáticos e pedagógicos para apoiar professores e escolas na inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais.
“Na sala, estes profissionais têm a oportunidade de desenvolverem várias atividades para trabalhar diversos aspectos do currículo escolar, bem como receber orientação pedagógica especializada, com vistas ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem”, disse.
Regina afirma que a sala visa enriquecer o processo de inclusão escolar, com mecanismos didáticos alternativos, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos com deficiências e transtornos. Além de fazer uso de estratégias metodológicas diversificadas que permitem o ajuste da maneira como cada conteúdo será transmitido aos diferentes estilos de aprendizagem apresentados pelos alunos.
Professora Regina Oliveira Tiradentes
“Desenvolvemos a primeira sala desta característica em uma escola da rede estadual, levando para todos os partícipes do processo inclusivo, possibilidade de desenvolver materiais qualitativos para os estudantes”, destacou.
A sala dispõe de suporte didático metodológico com a produção de material pedagógico estruturado, subsidiando o trabalho docente dos professores que atuam na inclusão de alunos com deficiência intelectual e transtornos da educação básica na Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A iniciativa também visa auxiliar o docente na compreensão e na aplicabilidade de práticas metodológicas inclusivas como alternativa didática aos alunos da rede regular de ensino.
Sobre o Prodeb
O Prodeb é uma ação do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, para fomentar a concessão de auxílio-pesquisa para apoiar projetos de pesquisa e de inovação, visando a valorização dos mestres e doutores que atuam na Rede Pública de Ensino, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no estado do Amazonas.
“A Fapeam vem desenvolvendo um trabalho fundamental para o fomento da pesquisa no Amazonas, valorizando a ciência local e o desenvolvimento social da região amazônica. Nosso trabalho no âmbito escolar só foi possível pelo Edital Prodeb”, finalizou.
FOTOS: Érico Xavier/Fapeam