Banda de samba há mais tempo em atividade em Manaus surgiu, nos anos de 1990, de uma reunião de amigos do bairro São Raimundo
Foi numa reunião entre amigos no bairro São Raimundo, em Manaus, nos idos de 1990, que surgiu o grupo de samba raiz Calçada – em atividade até os dias atuais. São 33 anos de muitas histórias e passagens por locais consagrados na noite manauara. E em celebração a este novo ciclo, o grupo comemora o momento com uma apresentação de aniversário no Almirante Hall, no dia 11 de outubro, véspera de feriado.
Os ingressos antecipados já estão à venda, nas opções Mesa Front Stage – Camarote e Open Bar, e podem ser adquiridos por meio dos números 99131-3397, 981581970 e 991644195.
A noite, que promete muito samba, balanço e pagode, contará ainda com a participação das seguintes atrações: Zé Mário, Joubert do Ases do Pagode, Randerson Couto, Mikael, Lucilene Castro, Nunes Filho e Papaco Amor e Samba.
Momentos e lembranças
A atual formação do grupo é composta por Vanjo (repique e voz); Sidney Braga (cavaco, sax e voz); Eliezer (pandeiro e voz); Marcondes (bateria) e Marlon (percussão em geral). Vanjo, que também é o músico responsável pelo grupo e fundador, relembra inclusive por onde o Calçada já fez – e continua a fazer – história.
O Grupo Calçada se apresenta toda terça-feira no Caldeira do Centro e às sextas, no Caldeira da Villa. (Foto: Divulgação)
“Temos muitas histórias e locais como: Clube do Asa, Cirmamn, Nostalgia, Mistura Brasileira, festas tradicionais, nos municípios como: Presidente Figueiredo, Maués, Itacoatiara, Autazes, etc. E atualmente tocamos nos bares tradicionais como o Bar caldeira, Clube Municipal e outros. Apesar do tempo, passamos muita alegria e empolgação ao nosso público”, disse Vanjo.
O músico também recorda com carinho de um dos momentos mais especiais da carreira do grupo. O dia que fizeram o pré-show da banda Raça Negra. “Foi quando eles vierem pela primeira vez em Manaus, e citaram que iriam ser os padrinhos do Calçada”.
Discografia
O grupo gravou dois CDs, sendo um a nível nacional pela Paradox, o ‘Paquera’, produzido pelo grupo Papo 10 no Rio de Janeiro; e o segundo intitulado ‘Nosso amor’, pelo projeto Valores da Terra da Prefeitura de Manaus. “Nossa referência segue os eternos sambistas do fundo de quintal, grupo Raça Negra, Jorge Aragão, entre outros”, destaca Vanjo.
Primeiro CD do Calçada foi gravado pela Paradox, o ‘Paquera’, produzido pelo grupo Papo 10 no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
E os próximos projetos? O sambista destaca que agora, para além dos CDs já gravados, chega o momento da realização de mais um sonho: a gravação do primeiro DVD ao vivo.
Músicos do Grupo Calçada: Sidney Braga, Vanjo, Eliezer e Edson Júnior (Foto: Divulgação)
Fonte: Gabrielly Gentil