A iniciativa chega a mais de 50 escolas na capital por meio de palestras, rodas de conversa, além de apresentações musicais e teatrais
Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado a campanha de conscientização sobre temas como autocuidado, equilíbrio emocional, saúde mental, escutas especializadas, dentre outros, estão sendo debatidos com os estudantes nas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. As atividades educacionais têm acontecido por meio de palestras, rodas de conversas, além de apresentações musicais e teatrais.
Nesta quarta-feira (13/09), foi a vez da Escola Estadual (EE) Professora Haydée Cabral Lyra realizar suas atividades. Durante todo o dia, mais de 550 alunos da unidade de ensino participaram das apresentações e das sessões de vídeos informativos preparados pelos professores. A instituição, que fica localizada no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, atende todo o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano).
A adesão à campanha foi de 100% na escola. Todas as 20 turmas da unidade prepararam trabalhos que envolveram poesias, danças, músicas e peças teatrais. De acordo com uma das principais organizadoras da iniciativa, a professora Bruna Viana, a mobilização se deu por conta da equipe pedagógica da unidade.
“A temática do Setembro Amarelo é indispensável. Nós fizemos com que os alunos fossem os protagonistas de tudo e, com isso, a gente espera que eles sejam multiplicadores do que aprenderam aqui”, destacou a docente.
Autocuidado
A escuta ativa chegou também em outros discentes da EE Professora Haydée Cabral Lyra. Presente também nas apresentações, o aluno Wellygthon Farias, de 11 anos, contou que valoriza a campanha do Setembro Amarelo.
"Acho a campanha do Setembro Amarelo muito importante, tanto para mim, como para o mundo inteiro. Eu falo, porque já tive momentos de muita tristeza, mas com a ajuda da minha psicóloga e dos professores, hoje zelo pela vida. Nós sempre temos alguém com a gente, que nos ajuda, dando força e coragem", compartilhou o discente.
Outras unidades
Escolas estaduais (EE) como a Raimundo Gomes Nogueira, Leonor Santiago Mourão, Jairo da Silva Rocha, Jacimar Gama, Djalma Batista, Ondina de Paula, Senador João Bosco, Dom Milton, Sebastiana Braga, em diferentes zonas da capital, também estão realizando programações, que devem durar todo o mês de setembro.
No total, mais de 50 escolas estaduais na capital amazonense vão desenvolver iniciativas de prevenção ao suicídio. A equipe da Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (CASP), da Secretaria de Estado de Educação, também participa das ações nas escolas.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar