O bacharel em Agroecologia, Omar Nunes, pediu apoio do deputado estadual Sinésio Campos para encaminhar o documento
Omar Nunes, bacharel em Agroecologia e técnico em Agropecuária que atua em Pauini (município localizado a 924 quilômetros de Manaus), entregou ao deputado estadual Sinésio Campos um plano de trabalho para avanço do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Amazonas. O estudo foi elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) do Acre, que desde 2022, opera em conjunto com o Governo do Amazonas, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para atualizar o ZEE da sub-região do Purus.
Como a meta é concluir a atualização integral do ZEE no Amazonas até o primeiro semestre de 2024, a instituição acreana elaborou um vasto estudo que permite o avanço das atividades em tempo célere. Em 2023, o Governo do Amazonas pretende implementar ações operacionais para acelerar a realização dos ZEEs nas mesorregiões do rio Madeira e sul do Amazonas, assim como das regiões metropolitana de Manaus, baixo Amazonas e calhas dos rios Negro, Juruá e Solimões.
Uma vez regulamentado e implementado no Estado, o ZEE viabilizará o acesso a várias políticas públicas, como o financiamento de empreendimentos por bancos nacionais e internacionais a fim de reduzir o déficit habitacional.
Acompanharam a entrega do documento o prefeito de Urucurituba, José Claudenor (conhecido como Sabugo) e o candidato à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do A,mazonas (CREA-AM), engenheiro civil Alisson Leão.
O deputado Sinésio Campos informou que dará entrada do documento na Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) a fim de dar prosseguimento aos trâmites.
O que é ZEE
É um instrumento de planejamento e gestão do território, que tem como objetivo orientar o desenvolvimento ambiental, social e econômico do estado, considerando suas potencialidades e vulnerabilidades naturais e socioeconômicas.
Foto: Divulgação
Fonte: Shirley Assis