O ranking é uma ferramenta que avalia a confiabilidade das informações prestadas pelos estados
O Amazonas está entre os estados com maior transparência fiscal do país. O estado acaba de receber da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, o melhor conceito estabelecido pelo Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, um dos principais indicadores de gestão e transparência das finanças públicas no país.
O ranking é uma ferramenta que avalia a confiabilidade das informações prestadas pelos estados. Divulgado na última semana, o levantamento busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis.
De acordo com o relatório, disponível no site do Tesouro Nacional, o Amazonas se destacou, principalmente, no Indicador da Dimensão II - Informações Contábeis com 98% e na Dimensão III - Informações Fiscais, com 100% de precisão na metodologia adotada. No balanço geral, que inclui quatros indicadores, o Amazonas ficou com mais de 95%, obtendo o selo A no ranking do Tesouro Nacional.
Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Alex del Giglio, “essa conquista reflete o esforço de toda a equipe e o cumprimento da determinação do governador Wilson Lima, de aprimorar os processos de gestão, para que tenhamos maior segurança financeira para avançar no desenvolvimento do estado”, disse ele.
“A nota A significa muito para a gestão. Mostra que estamos no caminho certo, com transparência, credibilidade e confiabilidade”, completou.
Secretário de Estado da Fazenda, Alex del Giglio
FOTOS: Divulgação/Sefaz