A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas), passou a contar com o Atestado de Sustentabilidade concedido pelo Sistema de Monitoração e Avaliação Social e Ambiental da Amazônia (Simasa), uma espécie de reconhecimento pela implantação de boas práticas e pelo desenvolvimento de projetos voltados à responsabilidade socioambiental.
O dado consta no Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2022 da instituição, finalizado este mês, e que traz detalhes como indicadores técnicos das áreas de atuação da empresa no setor da saúde, além de pontos relacionados à governança, compliance, pesquisa e melhorias identificadas no campo da assistência ao paciente, entre outros.
“O objetivo do documento é dar ainda mais transparência às ações executadas pela Segeam que, hoje, é considerada uma das principais prestadoras de serviços ao SUS no Estado e referência no setor de saúde, especialmente na alta complexidade”, explica Karina Barros, presidente da Segeam.
A Associação atuou, no último ano, em pelo menos 32 unidades de saúde públicas de Manaus, sendo a maioria delas, terciárias. O relatório será disponibilizado na íntegra no portal da Segeam, nos próximos dias. De acordo com o compilado, a Segeam está entre as primeiras instituições de saúde atestadas nacionalmente, “o que reforça sua vocação e compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental”, destaca trecho do documento. Os projetos desenvolvidos pela Associação atendem aos critérios e normas da legislação vigente, voltadas ao Terceiro Setor.
Legislação
A legislação brasileira preconiza um conjunto de normas, dentre as quais, estão: a Resolução CFC (Conselho Federal de Contabilidade), de nº 1.003/04, que aprova a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) T 15, permitindo a geração de balanços socioambientais; o Decreto Federal nº 7.746/12, que regulamenta o artigo 3º da Lei nº 8.666 (Lei de Licitações), estabelecendo critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração; e a Lei Federal 12.187/09, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Nesse contexto, a Associação reuniu informações importantes para controle, gerando indicadores que poderão nortear, no futuro, a adoção de novas medidas ainda mais efetivas na área da sustentabilidade, tais como, o volume de resíduos produzidos em sua sede, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus; o consumo total de energia em quilowatt-hora, além do consumo de água e a emissão de CO2 dos funcionários que acessam a instituição.
Conscientização
“Um trabalho árduo educativo e de conscientização foi desenvolvido em meio ao processo, para que ele ocorresse de forma colaborativa, com o envolvimento de todos os atores. A excelência em sustentabilidade consta na missão da Segeam, como um dos pilares da Associação, e o tema tem sido tratado com a importância e a urgência que merece, considerando os eventos catastróficos recentes registrados no mundo. Acreditamos que, com cada um fazendo sua parte, conseguiremos minimizar os impactos das mudanças climáticas para as próximas gerações e, por estarmos na Amazônia, cabe a nós darmos o exemplo”, destacou a gestora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Segeam, Maria Luiza Meleiro.
De acordo com o relatório, entre os objetivos da instituição, para novos projetos, está a promoção da sustentabilidade em cada etapa planejada e executada, envolvendo toda a estrutura organizacional. “O planejamento fiscal também ajuda a Associação a cumprir todas as obrigações legais e reduzir os riscos, garantindo a sustentabilidade e continuidade de suas operações”, afirma um trecho do Relatório.
Exemplo a ser seguido
Um dos exemplos bem-sucedidos, desenvolvidos pela Segeam, está o projeto ‘Desapego Consciente – Uma Ação Solidária’, cujo foco está em conscientizar e incentivar a responsabilidade social e a sustentabilidade entre seus colaboradores. O projeto busca promover o descarte consciente de objetos em condições adequadas para reutilização, visando instrumentalizar ações para o exercício da cidadania. Uma forma de exercitar a solidariedade e também o amor ao próximo.
“O projeto permite que colaboradores da Segeam contribuam para a construção de um mundo mais justo e equilibrado, em que a preservação do meio ambiente e o respeito aos direitos humanos sejam prioridades”. A íntegra do Relatório de Gestão e Sustentabilidade será disponibilizada no portal institucional da Associação (https://segeam.com.br/).
Imagens: Divulgação
Fonte: Cristiane Mota