Offline
Com investimento de mais de R$ 4,3 milhões, inscrições para três editais da Fapeam encerram-se na segunda-feira (21/08)
18/08/2023 17:00 em Novidades & Tecnologia

As propostas devem ser encaminhadas via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam)

 

O prazo para inscrições de propostas aos Programas de Mobilidade Técnico-Científica (Promob/Fapeam), Coleções Biológicas/Museus e Programa Fapeam – Startup Áreas Estratégicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), termina  na segunda-feira (21/08), às 17h. Os editais recebem investimento do Governo do Estado no valor de mais de R$ 4,3 milhões para apoiar até 70 projetos de pesquisa.

 

As propostas devem ser apresentadas em formulário on-line específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), plataforma disponível em www.fapeam.am.gov.br.  

 

Promob/Fapeam

O Promob/Fapeam possibilita a formação e capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores em instituições de pesquisa e ensino superior ou centros de pesquisa localizados fora do Amazonas, conferindo-lhes novas experiências educacionais e profissionais, ampliando a cooperação técnico-científica entre pesquisadores de diferentes instituições por meio de intercâmbio.

 

O edital N° 015/2023 estima apoiar até 50 projetos. Confira mais informações no link: https://tinyurl.com/mpcpkdkh

 

Coleções Biológicas/Museus

O Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e Museus do Estado do Amazonas (Coleções Biológicas/Museus) visa apoiar projetos que objetivem aprimorar a organização, a manutenção, a informatização, a digitalização, a gestão e a divulgação das coleções biológicas e dos museus existentes no Amazonas, vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centros de pesquisa, com vistas ao fortalecimento da Rede Brasileira de Coleções Biológicas Científicas e o Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). 

 

O edital N° 014/2023 estima apoiar até 10 projetos. Confira mais informações no link a seguir: https://tinyurl.com/mpjpy9j7

 

 

Startup Áreas Estratégicas

O Programa Fapeam – Startup Áreas Estratégicas tem a finalidade de conceder recursos para o desenvolvimento de produtos, processo e/ou serviços inovadores voltados à transformação de ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis, levando o conhecimento e tecnologias gerados em instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centros de pesquisa científica, tecnológica e/ou inovação, para o mercado e consequentemente para a sociedade.

 

As propostas deverão estar vinculadas a uma das áreas estratégicas seguintes: biotecnologia; segurança pública; meio ambiente e sustentabilidade; bioeconomia; educação de qualidade; agricultura, recursos florestais, recursos pesqueiros, zootecnia e tecnologia de alimentos; e gestão pública.

 

O edital Nº 012/2023 estima apoiar até 10 projetos. Confira mais informações no link a seguir: https://tinyurl.com/2wy6vaen

 

 

Apoio à Inovação Tecnológica

Além dos três editais citados, a Fapeam está com inscrições abertas, até às 17h do domingo (20/08), para o credenciamento de aceleradoras de negócios, e de agências, escritórios e instituições de internacionalização interessadas em concorrer às Chamadas Nº 001/2023 e Nº 002/2023, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova III).

 

As Chamadas Públicas do Tecnova III foram lançadas em julho deste ano pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam. O Programa é resultado de parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

 

FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!