O evento ocorre até domingo (13/08), na Universidade Nilton Lins
Um repelente produzido a partir do óleo da semente da seringueira e diferentes sabores da farinha de Uarini são alguns dos projetos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apresentados durante o segundo dia da ação “Fapeam na Feira - 20 anos”, na quinta-feira (10/08), na Feira de Agronegócios da Nilton Lins, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus
Sob a coordenação do professor de Química, Alessandro dos Santos Couto, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o projeto “Repelente à base do óleo da semente da seringueira” foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (distante 68 quilômetros da capital).
O estudo, apoiado pela Fapeam, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital n° 004/2022, teve o objetivo de potencializar a eliminação dos mosquitos, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Sobre a participação na feira, o professor de Química revela que a iniciativa é uma forma de divulgar o trabalho realizado nas escolas públicas do interior do estado; e valorizar o potencial dos alunos participantes desse e de outros projetos.
“A importância de participar de uma feira dessas é o reconhecimento do nosso trabalho, em saber que uma escola pública do interior é capaz de formular um repelente, com uma nova fórmula”, disse Alessandro Couto.
Outro projeto demonstrado no estande da Fapeam é intitulado “Farinhas com novos sabores (cúrcuma, pirarucu-de-casaquinha, alho, tempero baiano, castanha do brasil, pimenta, cebola e ovinha magra)”, que recebeu fomento da Fapeam via Programa Centelha I.
Coordenado pelo empreendedor Jhony Azevedo de Brito, da empresa Uarini Indústria de Alimentos Nutricionais Ltda (UIAN). Ele avalia como importante a participação da Fapeam no evento para levar os resultados das pesquisas em um ambiente popular.
“A importância é que podemos fazer inovações tecnológicas com produtos que já existem no mercado, assim, valorizando a cultura e a origem, mostrando ao público presente o resultado de nosso projeto”, afirmou Jhony Brito.
Na ação, também foi apresentada a pesquisa “A introdução de novas variedades copa e porta-enxerto para a citricultura local voltados a garantia da expansão e manutenção dos pomares citrícolas”, coordenada pelo pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Ferreira da Silva, apoiada pela Fundação, através do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado).
Fapeam na Feira
A atividade ocorre até domingo (13/08), das 18h às 20h, na área externa da Universidade Nilton Lins, localizada no Bairro Flores. Durante o evento, são apresentados nove projetos de pesquisa que receberam recursos do Governo do Amazonas.
A ação ‘Fapeam na Feira’ visa a divulgação de projetos de pesquisa, com uma linguagem acessível ao público, e demonstra, na prática, a importância da ciência e da tecnologia, no cotidiano das pessoas, para resolução de problemas e melhoria da qualidade de vida, do ambiente, e da economia.
FOTOS: Tohn Neves/Fapeam