As ações de fomento vão desde a entrega de alevinos, sementes e mudas, assistência técnica, apoio ao escoamento da produção rural até a comercialização
Por meio de investimentos realizados pelo Plano Safra e Programa Agro Amazonas, o Governo do Estado vem transformando a vida de produtores rurais no interior. Um dos beneficiados é o agricultor familiar Wilinei Moreira de Souza, 52, do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Ele vem desenvolvendo sua produção de hortaliças, pecuária e piscicultura, através de fomentos como mudas e alevinos, assistência técnica, extensão rural e acesso ao crédito rural.
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado hoje - 28 de julho -, acompanharam a produção do agricultor familiar, durante visita, realizada, ontem (27/07), em sua propriedade.
De acordo com Wilinei Souza, semanalmente, ele produz cerca de mil quilos de pimenta de cheiro, 2 mil quilos de pimentão e 2 mil quilos de maxixe, que são comercializados na capital. Além da iniciativa em começar investir na pecuária, onde já possui 17 cabeças bovinas e um tanque para a atividade da piscicultura. E também pretende iniciar na produção de mamão, melancia e citros.
“Temos uma agricultura familiar, onde conto com o apoio da minha esposa e de meus três filhos. De uns anos para cá, as coisas melhoraram muito, ficamos muito felizes, pois quando nós precisamos do Governo do Amazonas, por meio do Idam e da Sepror, sempre estavam presentes. Isso deu um incentivo para a gente trabalhar, tem muita gente que quer plantar, mas não tinha conhecimento, e hoje nós temos uma produção rural de qualidade”, ressalta Wilinei.
Investimentos
Por meio da Sepror, do Idam e da ADS, Wilinei recebeu alevinos para o desenvolvimento da piscicultura; kits citros que são compostos por mudas de laranja e limão; elaboração de projetos técnicos para o acesso ao crédito rural, disponibilizado pelos agentes financeiros para aquisição de equipamentos; acesso ao programa Pró-calcário para realizar o uso do calcário na correção do solo, promovendo o aumento da produção de alimentos; e a assistência técnica e extensão rural na propriedade.
Em 2023, ele também realizou o cadastro para fornecer produtos para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). E também foi um dos agricultores beneficiados com a entrega da pavimentação do ramal Santa Maria, no quilômetro 13 da rodovia AM-017, facilitando o escoamento da produção rural. O ramal foi revitalizado com recursos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).
Para o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o apoio do Governo do Amazonas tem gerado mais oportunidade de desenvolvimento ao homem do interior.
"Esse é um exemplo dos milhares de agricultores familiares do Amazonas que tem recebido apoio do Governo do Estado. A determinação do governador Wilson Lima é diversificar a matriz econômica e interiorizar o desenvolvimento, transformando a vida dos agricultores familiares. É mais alimento na mesa do cidadão amazonense", destacou.
FOTOS: Isaac Maia/Sepror