MANAUS – Em um encontro marcado pela força e postura da mulher parintinense, Ida Silva, batuqueira do boi Garantido, sócia, torcedora e uma das primeiras a se posicionar contra os desmandos da gestão que se encerrou com o afastamento do ex-presidente Antônio Andrade anunciou oficialmente que é candidata a presidenta do “Boi do Povão”. Ida reuniu um time de jornalistas em sua residência localizada no Condomínio Ouro Verde, em Manaus, para comunicar sobre os planos de campanha e as propostas para construir, se eleita, um Garantido “técnico”, forte e vitorioso. “Quero mostrar que uma mulher no comando pode fazer a diferença”, declarou.
O anunciou foi para imprensa, mas, o lançamento oficial da campanha será em Parintins no dia 22 de julho e em Manaus no dia 29 do mesmo mês. “Vou reunir minhas ‘aguerrIDa’s’ e ir à luta”, avisou. “AguerrIDA’s são o grupo de mulheres da minha campanha que são inspiradas nas lendárias ‘comadres’ do Garantido” , revelou Ida. Em seu discurso aos convidados Ida elencou as propostas e respondeu aos questionamentos da imprensa. Entre as perguntas, uma relativa aos primeiros passos caso eleita: “Se eleita precisarei de uma auditoria para me dizer que boi estou herdando, o segundo passo é reconstruir nosso estatuto e paralelo a isso correr para adquirir um terreno e construir um galpão próximo ao bumbódromo. Isso é fundamental”, elencou.
Muiraquitã – Além de falar das propostas, Ida Silva explicou a razão de sua candidatura e a escolha do místico “Muiraquitã” como símbolo da campanha. “O Muiraquitã é um amuleto da sorte e da força da mulher amazônica. Ele é o símbolo maior da Icamiabas, as lendárias guerreiras Amazonas e é por isso que as mulheres são a força da minha campanha, porque eu acredito que como mulher posso reconstruir junto com minhas companheiras mulheres, o Boi Garantido”, afirmou. “Se Deus quiser é Nossa Senhora do Carmo me permitir, irei levar a mensagem da nossa campanha aos sócios e sócias do Garantido, ganhar e a eleição e reconstruir o nosso boi ancorado na palavra que eu considero vital: técnica! Emoção nós temos, superação nós somos, mas, nós precisamos de técnica!”, finalizou Ida Silva.
Ida Silva, ex-vice anuncia candidatura
Após isolamento político e o posicionamento heroico na Cidade Garantido em 2022, ex-vice anuncia candidatura: “Sou vermelha, sou mulher, sou de guerra e eu não corro!”
Conheça as 7 propostas de Ida Silva
1 – Reconstrução do Estatuo da Associação Folclórica Boi – Bumbá Garantido (AFBBG).
2 – Aquisição e construção do Novo Galpão de Alegorias do Garantido próximo ao Bumbódromo.
3 – Política de Valorização dos patrocinadores locais e nacionais do Festival Folclórico de Parintins e do Boi Garantido.
4 – Reconstruir os projetos sociais do boi como a Universidade do Folclore utilizando novas ferramentas de captação de recursos além de criar ações envolvendo as novas gerações de artistas torcedores que podem ajudar no presente a construir o futuro do Boi Garantido.
5 – Reestruturar e modernizar a política de arrecadação das contribuições mensais dos sócios e sócias da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido (AFBBG).
6 – Trabalhar em parceria com a empresa captadora de patrocínios para o Festival Folclórico de Parintins, a busca de patrocinadores exclusivos para o setor coreográfico, de galera, de figurino e de ritmo. (Coreógrafos, Galera, Figurinistas e Batucada).
7 – Modernizar e estruturar setores administrativos vitais para o Garantido como as assessorias de Comunicação, Jurídica e de Marketing, com previsão estatutária descentralizada, com cargos em Parintins, Manaus e São Paulo.
Fotos: Susan Valente
Fonte: Ago Keynes/Folha de Parintins