BRASÍLIA – O deputado federal, Capitão Alberto Neto, apresentou Indicação (INC n.932/2023), sugerindo ao Ministério de Estado da Casa Civil, a inclusão expressa do Governo do Amazonas, no Grupo de Trabalho Técnico, responsável pela coordenação do processo dos Diálogos Amazônicos, que antecedem a Cúpula da Amazônia.
“Encaminhei a Indicação, sugerindo a inclusão do Governo do Amazonas no citado grupo, pois, entendemos que a participação do nosso estado é fundamental, já que a proposta é de dialogar e refletir sobre os principais desafios regionais e ampliar a participação social nos resultados da Cúpula da Amazônia”, declarou.
De acordo com o artigo 2º da Portaria SG/PR no. 155, de 22 de junho de 2023, que instituiu o Grupo de Trabalho Técnico com a finalidade de coordenar o processo dos Diálogos Amazônicos, que antecedem a Cúpula da Amazônia, serão convidados a participar do GTT representantes do Ministério de Relações Exteriores, do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura de Belém.
Para o parlamentar, é importante o estado estar inserido neste processo visto que o Amazonas tem um papel estratégico dentro do contexto a Amazônia Brasileira.
“Nosso estado é estratégico para Amazônia e sua preservação. Por isso toda iniciativa que envolver a construção de políticas públicas, promoção do desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e ambiental é de interesse do Amazonas e devemos participar”, afirmou Capitão Alberto Neto.
A Cúpula da Amazônia acontece nos dias 8 e 9 de agosto de 2023, em Belém/PA. Os Diálogos Amazônicos, que antecedem a Cúpula serão realizados nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2023, na capital paraense.
Fonte: Herizanya Peixoto