Vigilância Sanitária atuou para prevenção de doenças
A Vigilância Sanitária do Amazonas realizou 462 orientações sanitárias durante o evento do 56º Festival Folclórico de Parintins. As ações visam prevenir doenças por meio da alimentação segura e da hidratação. Os técnicos fazem parte da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Das 462 orientações sanitárias, foram 354 orientações a vendedores ambulantes, 56 fiscalizações a embarcações, 32 visitas técnicas a serviços de alimentação e 20 orientações ao público sob demanda para tirar dúvidas. Nas ações, também foram apreendidos 20 quilos de alimento inapropriado para consumo humano.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as ações sanitárias ocorrem para o controle e prevenção de riscos à saúde pública. “As atuações visam assegurar a realização do Festival de Parintins de forma segura e saudável para todos os participantes. Além disso, a vigilância sanitária tem papel educativo, orientando sobre boas práticas de saúde e medidas de prevenção”, ressalta.
Durante as ações, iniciadas na quinta-feira (29/06), o departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP realizou monitoramento das ações que já tinham sido reforçadas no pré-evento do festival, como em buffets, rede de hospedagem e comércio com vendedores ambulantes cadastrados pela Vigilância Sanitária de Parintins.
“Todas as ações ocorreram para evitar o risco de infecção alimentar e proporcionar bem-estar aos visitantes do Festival de Parintins, bem como a toda a população parintinense nesse momento de festividade”, enfatiza o gerente de produtos do Devisa, Jimmy Torquato.
Nas ações pré-evento, o trabalho da FVS-RCP ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parintins por meio da Vigilância Sanitária do município.
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP