Offline
Especialista da SES-AM esclarece dúvidas e cuidados sobre Glaucoma
26/05/2023 15:54 em Saúde e Ciências

Uma doença que atinge mais de 2,5 milhões de pessoas no Brasil e é a principal causa de cegueira no mundo

 

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular, é celebrado nesta sex-feira (26/05). A doença que não tem cura, se não tratada pode levar à cegueira. A médica oftalmologista Danielle Carioca, da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM), esclarece sobre os cuidados que devemos ter para combater o glaucoma.

 

“Não há meios de tentar evitar o glaucoma. A pessoa deve fazer um exame de rotina e rastreio para o diagnóstico precoce e evitar a progressão da doença”, pontua a especialista.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a principal causa de cegueira no mundo. A oftalmologista afirma que a doença ocular costuma ser mais comum em pessoas acima de 40 a 50 anos de idade. Outro fator que pode aumentar a probabilidade de desenvolver a doença, é o histórico familiar.

 

Existem vários tipos de glaucoma, o mais comum é o de ângulo aberto, que ocorre quando o líquido do olho não drenado corretamente. Além desse tipo, existem outras quatro variações da doença, como glaucoma do ângulo fechado, o congênito e o secundário.

 

“Os piores casos de glaucoma são congênitos, por serem considerados a forma mais rara da doença e o glaucoma juvenil, tipo que se manifesta em crianças, a partir dos 5 anos de idade”, afirmou Danielle.

 

No Brasil, a Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG) aponta que mais de 2,5 milhões de pessoas com mais de 40 anos podem sofrer com a doença no país.

 

 

Tratamento

Apesar de não poder ser evitado e não ter cura, o glaucoma precisa e deve ser tratado com eficiência. O procedimento do tratamento envolve o controle de pressão intraocular.

 

FOTO: Douglas Santos/SES-AM

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!