Offline
Em Alvarães, Governo do Estado capacita 40 batedores de açaí em boas práticas de manipulação do fruto
26/05/2023 15:50 em Capital & Municípios

A ideia é estimular o crescimento da cadeia produtiva e expandir a comercialização para outros mercados

 

Visando estimular a agregação de valor e a inovação na cadeia produtiva do açaí, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), está realizando cursos de capacitação em Alvarães, desde a quarta-feira (24/05), com turmas compostas por produtores rurais, batedores e empreendedores do segmento de alimentação, totalizando 70 participantes.

 

O secretário municipal de produção rural (Sempror), Edirlan Litaiff, explica que a Prefeitura de Alvarães solicitou o curso de beneficiamento não somente para trabalhar as boas práticas de manipulação com os batedores, mas, principalmente, possibilitar a expansão do fornecimento de um açaí de qualidade, dentro dos padrões exigidos pela legislação para a produção, o transporte e consumo saudável destinado a outros mercados.

 

"Hoje, o açaí é o fruto mais consumido pela população no município. E o vinho é produzido pelas próprias famílias. Então, a Prefeitura de Alvarães solicitou o curso de beneficiamento para trabalhar as boas práticas de manipulação com os batedores, garantindo alimentos seguros para a população e possibilitar a expansão do fornecimento de um açaí de qualidade, dentro dos padrões exigidos para a produção, o transporte e consumo saudável”, disse.

 

Para isso, a engenheira de alimentos da Ciama, Aline Guimarães, capacitou os 40 batedores cadastrados pela (Sempror) e que já trabalham com a venda de açaí no município. A entrega dos certificados foi realizada na quinta-feira (25/05). 

 

Em dois dias de curso, os batedores receberam treinamento teórico e prático, de todas as etapas da manipulação, dentro dos padrões exigidos pela legislação, principalmente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde à colheita do fruto, debulha, seleção, recebimento, higienização, branqueamento, despolpamento do fruto, embalagem, rotulagem e transporte.

 

“Queremos sensibilizar esse público sobre a importância das boas práticas de manipulação e do empreendedorismo inovador, que tem o objetivo de contribuir, substancialmente, para alavancar a cadeia produtiva regional do fruto aqui nesta região”, destacou a engenheira de alimentos.

 

O agricultor Talcinei Tomás, 62, declarou que, mesmo lidando desde os sete anos com o açaí, com o curso aprendeu coisas novas e básicas que ele e sua família não faziam, principalmente na questão de higienização. “Agora vamos aplicar o aprendizado até mesmo para melhorar a qualidade do nosso produto. Pensamos em comercializar para fora do município, porque hoje o consumo é só entre a nossa família mesmo”, disse.

 

 

Culinária

Paralelamente ao curso de beneficiamento, outras 35 pessoas, a maioria merendeiras das escolas públicas municipal e estadual, participam do curso Delícias do Açaí, até o sábado (27/05), onde aprenderão novas receitas tendo o fruto como matéria-prima principal.

 

FOTOS: Divulgação/Ciama

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!