Médico da FCecon participa de livro sobre câncer urológico
24/05/2023 14:15 em Saúde e Ciências

A obra conta com contribuições de médicos especialistas de todo o país

 

O médico urologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Giuseppe Figliuolo, é um dos autores do livro “Manual de Cuidados Perioperatórios nas Cirurgias de Câncer Urológico: livro do departamento de Uro-oncologia. A obra foi lançada na 17ª Jornada Paulista de Urologia, no dia 20 de maio, em Campinas (SP).

 

O livro foi organizado pelo médico e professor de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ubirajara Ferreira. A obra está dividida em oito capítulos, tendo como tema central as cirurgias de câncer urológicas, e contam com contribuições de médicos especialistas do país.

 

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Figliuolo participa do capítulo cinco, sobre “Pênis”, no qual trata sobre os cuidados intra e pós-operatórios, posição do paciente e técnica operatória, curativos e sondas, penectomia parcial, penectomia total e emasculação.  

 

“Certamente o convite para participar desse trabalho de excelente qualidade deve-se à experiência adquirida, bem como às publicações científicas na área, que são frutos de anos de trabalho na FCecon. Vale frisar que a obra será traduzida para o inglês pela Associação Americana de Urologia. Aproveito a ocasião também para agradecer e homenagear a todos os pesquisadores e a diretoria da Fcecon”, disse Figliuolo.

 

Participam também do capítulo José de Ribamar Rodrigues Calixto, André Costa Matos, Francisco Sergio Moura Silva do Nascimento, José Ricardo Tuma da Ponte, Marcos Tobias Machado e Rafael Campos Silva.

 

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

*Redação: blogjrnews.com

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!