Offline
Maternidade Ana Braga amplia serviços com restruturação de laboratório
23/05/2023 15:14 em Saúde e Ciências

A bancada de bioquímica conta com um equipamento confiável com capacidade de 300 testes ininterruptos por hora

 

A Maternidade Ana Braga, referência no atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reestruturou o laboratório da maternidade, ampliando e adequando o espaço para melhor atender à população.

 

Com a restruturação, a unidade passa a contar com equipamentos de hematologia, bioquímica completa e coágulometro, além de realizar exames imunológicos, sorológicos, hormonais e vitaminas. Os exames serão coletados e analisados por uma equipe especifica e qualificada.

 

O exame de hemocultura que anteriormente tinha um prazo de dez dias para ser entregue, agora conta com a espera de apenas 48 horas. Este exame é realizado com o objetivo identificar microrganismos patogênicos no sangue, que se supõe ter uma infecção, é, portanto, um exame auxiliar relevante, pois seu resultado reflete diretamente no tratamento do paciente.

 

O diretor da maternidade Edilson Albuquerque, explicou quais benefícios da reestruturação do laboratório. “A readequação do laboratório e a aquisição de equipamentos novos, trouxe para a Maternidade Ana Braga mais eficácia nos processos de trabalho, na ampliação da capacidade operacional, garantindo uma rotatividade adequada de leitos e, assim, minimiza o período de internação com a melhora do tempo de respostas dos exames”, ressaltou.

 

 

Melhorias

Os exames de biópsia agora são realizados no laboratório, contendo assistência técnica e científica disponível 24 horas. Anteriormente, os exames eram encaminhados via SISREG para outros laboratórios.

 

Com os mais novos sistemas ópticos e de reagentes desenvolvidos, os profissionais podem diferenciar com mais precisão os grupos de células, um recurso essencial na identificação de células anormais. Os novos equipamentos têm capacidade de, em uma única vez, fazer 110 testes por hora e a possibilidade de leitura com microtubos em seu modo fechado e o pouco volume de amostra, apenas 35 microlitros.

 

A bancada de bioquímica conta com um equipamento confiável com capacidade de 300 testes ininterruptos por hora, diluição automática para amostras anormais, leitores de códigos de barras internos e até 50 posições de amostras o que em conjunto com o fácil manuseio e o sistema de interfaceamento automático o torna extremamente eficaz e preciso em suas análises.

 

Toda coleta de exames funciona com esse sistema, por leitura de código de barras, como os exames microbiológicos (culturas, hemoculturas, uroculturas), todos realizados e liberados em tempo oportuno.

 

FOTOS: Divulgação/SES-AM

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!