Offline
Governo do Amazonas vai em busca de modelo de parques ecoindustriais na Coreia do Sul
10/05/2023 15:50 em Brasil - Internacional

Sedecti integra comitiva brasileira que participa do workshop Eco-Industrial Parks

 

A convite do Grupo Banco Mundial, o Governo do Amazonas integra a delegação brasileira que participa do workshop Echo-Industrial Parks (EIPs) and Innovation Knowledge Exchange. O evento é realizado até sexta-feira (12/05), na Coreia do Sul, e reúne também delegações do Haiti, Indonésia, Vietnã e integrantes do Ministério do Comércio, Indústria e Energia coreanos e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

 

O Amazonas está sendo representado pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jeibi Medeiros; por Alfredo Lins, do Escritório de Representação do Amazonas em São Paulo; e Marcelo Pereira, representando a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

 

O objetivo do evento é proporcionar aprendizado com base na história do desenvolvimento dos Parques Ecoindustriais (EIP) na Coreia, além de compartilhar casos de sucesso como referência. Durante a atividade, foi apresentada uma visão abrangente das lições aprendidas na Coreia em relação à implementação do programa nacional de Parques Ecoindustriais, abordando leis pertinentes, instituições, tecnologias, mecanismos de financiamento e experiências.

 

A delegação brasileira também realizou visitas de campo para vivenciar experiências práticas e comparar casos de EIP na Coreia, promovendo a troca de conhecimentos entre as demais delegações sobre o desenvolvimento, transformação digital e ambiental das indústrias relacionadas aos Parques Ecoindustriais.

 

 

“Utilizar a experiência de vários modelos em funcionamento é uma oportunidade enorme para transformar e otimizar nosso parque industrial, tornando-o muito mais produtivo e sustentável, com aproveitamento total dos recursos hídricos e gerenciamento de resíduos, eliminando perdas nos processos”, avaliou Jeibi Medeiros.

 

O secretário executivo acrescentou que “esse é um dos caminhos que estamos buscando para diversificar a nossa economia, seguindo as determinações do governador Wilson Lima, que tem atuado em várias frentes para o desenvolvimento do Amazonas como um todo”, destacou.

 

No primeiro dia da visita, o secretário executivo da Secti realizou uma exposição abordando as peculiaridades do estado do Amazonas, tais como a sua população, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dados referentes às importações e exportações, bem como os benefícios e obstáculos relacionados à conversão do polo industrial em Parques Ecológicos Industriais (PEI). A partir da participação do Governo do Estado neste evento, é esperado que a discussão sobre este ecossistema seja realizada na Amazônia ainda neste ano.

 

FOTOS: Divulgação/Sedecti

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!