Evento ocorre de 10 a 12 de maio e promove diálogo sobre experiências de gestão compartilhada de territórios indígenas da Pan-Amazônia
Diálogo e a construção de redes entre instituições do poder público, organizações não-governamentais e sociedade civil. É o que será promovido no Seminário Internacional sobre Experiências de Gestão Compartilhada de Territórios Indígenas da Pan-Amazônia. O evento será realizado entre 10 a 12 de maio, no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na Av. da Amizade, 74, Centro, em Tabatinga (distante a 1.108 km de Manaus).
O seminário é uma iniciativa em parceria com Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ - Brasil) e Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (Nesam) vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), por meio do projeto financiado pela "Consórcio Humanitas UEA de Pesquisa Aplicada com Povos e Comunidades Tradicionais do amazonas" (Capes-PDPG Amazônia).
O protagonismo e a participação majoritária de lideranças e organizações indígenas permitirão um debate voltado às experiências colaborativas de manejos, saberes e desafios na gestão de territórios tradicionalmente ocupados pelos povos indígenas na pan-amazônia. O evento é um espaço propositivo de diálogo sobre vivências, experiências e parcerias, pois vincula setores institucionais e colaborativos que permitem compreender as demandas dos povos indígenas e as possibilidades de elaboração de programas e projetos que dialoguem com a realidade territorial e sociocultural na pan-amazônia.
O Seminário Internacional sobre Experiências de Gestão Compartilhada de Territórios Indígenas da Pan-Amazônia abordará experiências e desafios sobre os seguintes temas: 1) Direitos humanos e segurança pública nos territórios indígenas; 2) A dinâmica das economias ilegais e os impactos na saúde dos povos indígenas na pan-amazônia; 3) Questões fundiárias e protagonismo indígena na gestão dos territórios; 4) Segurança alimentar e alternativas econômicas ao desenvolvimento territorial e; 5) Mulheres, juventude e participação indígena nas formas de gestão dos territórios.
Para mais informações, acesse a página com a programação do evento:
http://nesam.com.br/noticias/item/139-seminario-internacional-sobre-gestao-de-territorios-indigenas-na-pan-amazonia
FOTOS: Divulgação e Arquivo UEA
*Redação: blogjrnews.com