Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Equilíbrio Corporal: Oficina da Funati ajuda pessoas idosas no controle do próprio corpo
Capital & Municípios
Publicado em 05/05/2023

Aulas ocorrem na sede da fundação e no Sambódromo

 

Quando a aposentada Valdeida Torres, de 73 anos, procurou a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), ela havia sofrido uma queda recente e estava com dificuldade para movimentar os braços. Após várias sessões da oficina Equilíbrio Corporal, sua história é diferente.

 

“Cheguei aqui quando tinha caído recentemente e o meu braço não tinha mais movimento e, hoje, depois de tantos exercícios, consigo levantá-lo. O equilíbrio é o controle do corpo, então, nessa oficina busco várias coisas através dos exercícios, os estímulos visuais que trabalham a visão, membros superiores e inferiores”, disse a aluna.

 

Uma das professoras da oficina, Grace Benfica, explica que o equilíbrio é ter o controle do próprio corpo para mantê-lo estável, sem oscilações e desequilíbrios.

 

“Consiste em exercícios específicos, estáticos e dinâmicos para melhorar o reflexo, a atenção, concentração e memória. Pode diminuir tonturas e zumbidos, trabalha a coordenação motora, enfim, dá mais segurança no seu caminhar”, afirma a professora.

 

Segundo o reitor da Funati, Dr. Euler Ribeiro, uma das principais causas de acidentes com idosos está relacionada à redução do equilíbrio motor.

 

"Com o envelhecimento há o comprometimento da nossa postura corporal, por isso a necessidade de fortalecer nosso corpo com atividades que desenvolvam a flexibilidade e a força muscular", pontuou.

 

 

Aulas

As aulas de Equilíbrio Corporal são praticadas na própria sede da Funati, na avenida Brasil, Santo Antônio, e na unidade do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, localizado no Sambódromo, zona centro-sul de Manaus.

 

No Sambódromo ainda há vagas disponíveis para pessoas a partir de 50 anos de idade, as aulas são realizadas em três turmas, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h, de 9h às 10h e de 10h às 11h. Para mais informações e matrículas, entrar em contato por meio do telefone: (92) 98276-8154.

 

FOTOS: Edimilson Pereira/Funati

*Redação: blogjrnews.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!