SSP-AM registra redução de 35% no número de roubos a veículos durante primeiro trimestre
02/05/2023 15:06 em Segurança

Trabalho integrado entre órgãos fortalece o monitoramento

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou durante o primeiro trimestre deste ano, em Manaus, uma redução de 32% nos registros de roubos a veículos comparados com o mesmo período de 2022. Em 2022, conforme o levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o estado foi o nono com a menor taxa de roubos a veículos do Brasil.

 

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam, ainda, o melhor resultado dos últimos cinco anos no mês de março, com uma redução de 35% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

Com investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, a SSP-AM criou em 2021, o sistema Paredão que conta com mais de 500 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da capital, que auxilia as forças de segurança na localização de veículos roubados ou que estejam sendo usados para cometimento de delitos na capital.

 

O delegado titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Rodrigo Barreto, destacou o fortalecimento das investigações e parceria com outras instituições.

 

“Nós aumentamos o efetivo de investigação e também a parceria com outras instituições. Eu vejo essa redução como uma soma de fatores e também com a atuação do Cerco Inteligente, que é uma ferramenta que tem nos auxiliado nas investigações e sido decisivo na recuperação de veículos subtraídos e a tecnologia atrelada a nossa expertise tem impactado na redução”, disse o delegado.

 

O titular ainda orientou a população sobre os procedimentos a serem adotados pela vítima de roubo de veículos na capital. “A primeira coisa, eu recomendo que ao invés de ir a qualquer delegacia, venha direto aqui na DERFV, porque vindo direto aqui prontamente já é colocada a restrição e é enviado o alerta para o cerco que inicia o monitoramento”, informou Barreto.

 

 

Cenário Nacional

O Amazonas foi o nono estado com menor taxa de roubos a veículos do Brasil em 2022, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os dados levam em conta a taxa para cada 100 mil habitantes e colocam o Amazonas na terceira melhor posição da região norte.

 

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!