As atividades fortalecem a disseminação da cultura de paz e o fortalecimento da segurança escolar nas unidades de ensino
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto promoveu, nesta quarta-feira (26/04), atividades voltadas à gestão das emoções e autocuidado em saúde mental na Escola Estadual (EE) Antônio Nunes Jimenez, na zona leste de Manaus. As ações integram um ciclo de palestras e atendimentos voltados especificamente para os servidores das escolas e fortalecem o Plano de Ação de disseminação da cultura de paz e fortalecimento da segurança escolar nas unidades de ensino da rede estadual.
Desenvolvido pela Gerência de Admissão e Atenção ao Servidor (Gaas) da Secretaria de Educação, o conteúdo das palestras é ministrado com o apoio dos profissionais de Psicologia e Serviço Social do órgão. Para a psicóloga Mayara Rangel, da Gaas, aprender estratégias para gerir emoções é essencial para os profissionais de educação.
“Viemos de momentos de incerteza e nervosismo e, é dos adultos que a gente espera um pouco mais de segurança e tranquilidade. Ao invés de nos deixarmos levar pelas emoções intensas nesse momento, apresentamos estratégias para que seja possível gerir e lidar com esses sentimentos”, destacou a psicóloga.
A atividade de abertura do ciclo de palestras ocorreu na Escola Estadual (EE) Antônio Nunes Jimenez, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus. Com a presença dos gestores, professores, pedagogos, serviços gerais e merendeiras, os profissionais da psicologia compartilharam técnicas de relaxamento para serem utilizadas em situações de estresse, além de proporcionarem o debate sobre emoções, suas causas e efeitos.
Acolhimento Multiprofissional
Outra iniciativa divulgada no encontro foi o acolhimento multiprofissional realizado pela Gaas. Por meio do site portaldgp.seduc.am.gov.br, a gerência oferece os serviços de acolhimento individual com psicólogos, cuidados com a voz orientados por fonoaudiólogos, atividades laborais e atendimentos com assistentes sociais.
“Nós iniciamos o projeto do acolhimento multiprofissional na época da pandemia e ele se prolongou até o presente momento. Oferecemos uma escuta qualificada para o servidor da educação que esteja com alguma inquietação emocional ou mental. Após a escuta, realizamos as devidas orientações e encaminhamentos para os profissionais especializados”, afirmou a psicóloga Cris Miranda, integrante do Gaas.
Durante o ciclo de palestra nas escolas, o acolhimento individual com os psicólogos da Gaas também está disponível para os servidores presentes nos encontros. Em caso de demandas presenciais fora das atividades que estão programadas, é necessário que a escola requisite a presença dos profissionais por meio do e-mail cas.gaas@seduc.net.
Debate crescente
Na visão de uma das servidoras presentes no encontro, a profissional de Apoio Pedagógico da EE Antônio Nunes Jimenez, Marcia Batista, o encontro foi muito importante porque, o debate sobre saúde mental, precisa ser ainda mais estimulado para os profissionais da Secretaria de Educação.
“O tema da saúde mental é muito importante. Quando tenho crises, sinto dor física que remédio nenhum tem efeito, porque as causas são psicológicas. Identificar a origem já é um grande passo. Precisamos falar mais sobre isso, porque na escola, muitas vezes, recebemos demandas emocionais dos alunos e como eu vou ajudar se eu não estou bem? Então, precisamos valorizar essas iniciativas”, compartilhou.
Após a abertura do ciclo de palestras na EE Antônio Nunes Jimenez, o cronograma organizado pela Gaas prevê, nesta primeira etapa, a visita a mais dez escolas da rede estadual de ensino até o fim de maio.
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Educação e Desporto
*Redação: blogjrnews.com