Ação faz parte das estratégias do Comitê Interinstitucional de Segurança Escolar do Amazonas
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, nesta quinta-feira (20/04), uma palestra sobre o combate a violência na Escola Estadual Prof. Dorval Varela Moura, na zona norte de Manaus. A ação faz parte das medidas do Governo do Amazonas para o enfrentamento da violência nas escolas e integra as atividades do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar do Amazonas.
Na ação, psicólogos e assistentes sociais das secretarias executivas da Crianças e Adolescentes (Sedca) e de Direitos Humanos (Sedh) da Sejusc, apresentaram conteúdos didáticos e dinâmicos para maior interação dos alunos. Além disso, também foram fixados cartazes e houve distribuição de folhetos com informações sobre a rede de proteção do estado.
O foco das palestras foi coibir ameaças e a ocorrência de ataques a unidades de ensino da rede pública estadual, enfatizando a rede de proteção da Sejusc, o tema do bullying e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise).
Andreza Souza, secretária adjunta da Sedca, enfatizou o trabalho voltado para a proteção e incentivo à segurança e luta contra o bullying pelos alunos que já era feito pela Sejusc e agora está intensificado.
“Nós podemos estar próximo das crianças, falar que tem uma secretaria que se preocupa com os direitos delas, ouvir seus pensamentos e reforçar essa questão de segurança, levando o tema do bullying e contrapondo com a paz, o respeito, a gentileza, que é possível ser segurança na escola”, pontuou a secretária.
Eliana dos Santos, professora de Língua Portuguesa e Matemática da escola, ficou satisfeita com a proximidade. “Hoje é um dia muito especial tanto para nós professores como os alunos, estamos muito felizes com as palestras que vem ocorrendo nas escolas, pois é muito importante falar sobre o bullying, sobre as violências que muitas crianças sofrem na escola ou em casa, pois reforça as informações para as crianças, como é errado, o que fazer, entre outros pontos”, disse Eliana.
Palestra
A escola Prof. Dorval Varela Moura oferece o Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e reúne estudantes na faixa etária de 6 a 18 anos. Durante todo o dia, os técnicos da Sejusc vão estar nas 17 turmas, discutindo temas recorrentes motivadores da violência e as formas de combater.
Dentre os tópicos abordados, as crianças expuseram condições que as entristecem, como ficar só ou não ter a atenção dos pais. Em contrapartida, a equipe da Sejusc mostrou como lidar com essas emoções.
A estudante Ana Sophia, de 9 anos, diz que falar sobre o bullying é bom pois os colegas aprendem sobre o tema e não o praticam.
“Eu aprendi que não devemos maltratar, xingar as pessoas, porque isso é bullying e é errado. E é importante saber sobre isso porque assim as pessoas não vão fazer com as outras e continuar esse ciclo de machucar o outro”, disse a aluna.
O comitê é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e tem participação de outras secretarias estaduais.
Foto: Drance Jézus/Sejusc
*Redação: blogjrnews.com