Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Sejusc leva serviços de inclusão a comunitários da zona norte de Manaus
Capital & Municípios
Publicado em 14/04/2023

Serviço mais procurado foi a emissão de carteira para Pessoas com Deficiência

 

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participou, nesta quinta-feira (13), da ação “Mais Inclusão”, no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, na zona norte de Manaus. A atividade contou com palestras, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e atividades interativas para crianças.

 

A ação de hoje foi aberta ao público e contou com cerca de 50 atendimentos realizados, sendo um deles o de Arthur Vinicius, de 3 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mãe dele, Maria Luiza, acredita que com a carteirinha os atendimentos serão mais fáceis.

 

“Às vezes meu filho tem crises quando a gente sai e acaba ficando agitado e as pessoas de fora, que não o conhecem, acham que é birra. Eu não quero que briguem ou julguem ele, por isso a carteirinha vai ajudar muito no nosso dia a dia, pois ela ajuda a identificar a pessoa autista”, afirma Maria.

 

O representante da Sejusc e coordenador da ação “Mais Inclusão”, Fábio Almeida, explica sobre os serviços ofertados às Pessoas com Deficiência (PCDs) e frisa a importância da Sejusc no projeto.

 

“O papel da Sejusc nessa ação é primordial, ele dá suporte à Pessoa com Deficiência e está hoje ofertando os serviços da solicitação da Ciptea, orientação psicossocial, a escuta qualificada e serviços de educação física, que conta com atividades lúdicas e trabalhando a questão social desse público”, reforça Almeida.

 

 

A professora de Educação Física da Sejusc, Lorena Lins, foi a responsável pelas atividades recreativas e interativas. Para ela, é necessário estimular a mobilidade e coordenação das crianças.

 

“O projeto é voltado para o bem estar dessas crianças, nas nossas atividades a gente busca a melhoria da qualidade de vida deles. Todos os trabalhos pensados, como o de coordenação motora fina, mobilidade e orientação especial, tem o intuito de fazer com que eles sejam independentes no seu dia a dia”

 

A Sejusc leva o serviço de emissão da Ciptea e demais ações aos PcDs a todo o estado. Solicitações podem ser feitas pelo www.sepcd@sejusc.am.gov.br.  

 

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc

*Redação: blogjrnews.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!