Posse de conselheiros fortalece o controle social no sistema público de saúde do Amazonas
O Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) realizou a cerimônia de posse dos novos membros titulares e suplentes, na manhã desta quarta-feira (12/04), no auditório da sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os novos membros foram empossados com base no Decreto n° 47.204, para completar o mandato do triênio 2022-2024, com início a partir de 12 de abril de 2023 e término em 31 de dezembro de 2024.
A cerimônia contou com a presença do Suplente do Presidente do CES-AM, Jani Kenta, representando o presidente e secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad. Ele destacou a importância do Controle Social no sistema público de saúde, contribuindo para uma administração com excelência em função da saúde da população.
“O controle social é fundamental para uma gestão de excelência na saúde pública. Sem a participação do conselho, não há como garantir a presença dos órgãos de controle e dos movimentos sociais na proposição de políticas públicas. Juntos, podemos trabalhar para minimizar os problemas na área da saúde e melhorar o funcionamento do sistema, em parceria com diversos segmentos da sociedade”, disse o secretário.
Membros eleitos
Os novos conselheiros foram indicados pela gestão e eleitos pelo segmento ‘usuários’. Entre os conselheiros indicados pela gestão estão Neylane Macedo, secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, e Manuel de Lima, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).
Já os conselheiros eleitos, são Ana Alessandrine, da União Brasileira de Mulheres; Davi Guimarães Mar, da Associação de Moradores do Petrópolis; Maria Amorim, da Associação Nacional dos Cardiopatas e Hipertensos; Elso Lima, da Associação de Moradores Jardim dos Barés; Lucas Campos, da Arquidiocese de Manaus; Ana Cláudia Martins, da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA); Raimundo Silva, da Associação de Moradores da Compensa; e Josué Matos, do Instituto de Apoio aos Povos Originários.
A recém-empossada conselheira Ana Alessandrine destacou que o trabalho da sociedade, em parceria com o conselho de saúde, é fundamental para o diálogo e o avanço na construção de direitos da saúde para a população.
“O conselho é um espaço de diálogo com a Secretaria de Saúde, onde a gente pode discutir e debater formas de melhorar acesso ao sistema de saúde. Agora como conselheira é um momento importante, porque a gente pode trazer as colaborações de quem está na ponta e vê o serviço acontecer, para quem está na gestão e também tomando as decisões”, disse a conselheira.
Conselho Estadual de Saúde
O CES-AM é um colegiado com participação da sociedade, que tem por finalidade o estabelecimento, o acompanhamento e o controle das políticas de saúde no Estado do Amazonas. Os conselheiros são essenciais na fiscalização e proposição de políticas públicas para minimizar problemas existentes na área da saúde, atuando em parceria com vários segmentos da sociedade para acompanhar e entender melhor o funcionamento do sistema de saúde.
FOTOS: Douglas Santos/ SES-AM
*Redação: blogjrnews.com