Setor gerencia ações voltadas à reintegração social dos egressos e pré-egressos do Sistema Prisional
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), comemorou, na manhã desta quarta-feira (12/04), no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), 1 ano de funcionamento do Escritório Social do Estado do Amazonas (ESEAM), setor que oferece serviços especializados no acolhimento de pessoas egressas e seus familiares, permitindo-lhes encontrar apoio para a retomada do convívio em liberdade civil.
O Escritório Social originou-se de um esforço conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na execução das atividades em escala nacional, contando ainda, com o importante apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).
“Em 2019 a Seap deu o primeiro passo para a implementação do Escritório Social no Estado do Amazonas, com uma política voltada ao atendimento social de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs). Em 2021 com o apoio do Governo do Estado implantamos o escritório, que hoje é resultado da união de órgãos parceiros, das equipes técnicas e operacionais da Seap” disse o titular da Seap, coronel Paulo Cesar.
Para a presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Prisional (GMF), desembargadora Cristina Luiza Marques, o Escritório Social tem sido um importante aliado na efetivação dos direitos humanos fundamentais que até então nunca haviam sido respeitados.
A desembargadora destaca ainda que, com metodologia própria, o escritório acolhe pessoas que deixam a prisão com efeitos físicos, psíquicos e emocionais abalados. “Temos que nos humanizar cada vez mais uns aos outros, entendendo que essa sociedade pertence a nós, e é dever nosso querer melhorá-la”, resumiu.
Foto: Divulgação/Seap
*Redação: blogjrnews.com