Offline
Panfletagem educativa no Centro de Manaus marca encerramento do Março Lilás 2023
31/03/2023 16:03 em Saúde e Ciências

Orientação ocorreu na Feira Manaus Moderna e reforçou a importância do combate ao câncer do colo de útero

 

Trabalhadores e populares receberam, nesta sexta-feira (31/03), no Centro de Manaus, orientações sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, doença 100% evitável. A ação marcou o fim das atividades do Movimento Estadual Março Lilás, em 2023, e foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

 

Servidores do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), e voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e acadêmicos da Liga de Enfermagem da Uninorte e Fametro entregam material informativo e educativo à população na Feira Manaus Moderna.

 

O objetivo da iniciativa foi conscientizar sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, conforme destacou a coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira oncologista Marília Muniz.

 

"A prevenção continua o ano todo. É importante que, aquelas mulheres que não conseguiram fazer o exame preventivo, que procurem as unidades básicas de saúde, e aquelas que apresentaram lesões de baixo e alto grau, procure um ginecologista especialista para evitar essa doença. São cerca de 270 mulheres que perdemos todos os anos aqui em nosso estado. Vamos procurar as unidades de saúde e fazer prevenção".

 

 

O movimento

O movimento foi criado em 2019 e faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Amazonas. Em 2023, o tema é “Ame-se. Evite o câncer de colo de útero”.

 

O Março Lilás é coordenado pela SES-AM, por meio da Fundação Cecon, através do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer. Também participam da organização a Lacc e a Rede Feminina.

 

Durante todo o mês, foram reforçadas as orientações às secretarias municipais de saúde, dentre elas a facilitação do acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em horários estratégicos, para maior adesão ao exame preventivo (Papanicolau); e a realização de campanhas educativas para incentivar a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

 

A médica ginecologista e chefe do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, reforçou junto aos trabalhadores e consumidores da feira a importância da vacinação contra o HPV e do exame preventivo.

 

"O Março Lilás é para dar foco ao combate do câncer do colo de útero. É um câncer 100% evitável; meninos e meninas de 9 a 14 anos devem ser vacinados contra o HPV, que é o causador desse tipo de câncer. Essa vacina é segura, eficaz, é gratuita, e está em todos os postos de saúde. E as mulheres que já iniciaram sua vida sexual devem fazer preventivo todos os anos sem estar sentindo nada. Esse é o objetivo: evitar câncer de colo de útero".

 

FOTOS: Artur Castro / Secom

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!