Offline
Sepror entrega 31 mil alevinos de tambaqui em área rural de Manaus
31/03/2023 15:59 em Turismo & Meio Ambiente

Produtores da zona rural de Manaus também receberam ração e 90 certificados de cursos de capacitação

 

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou na quinta-feira (30/03), a entrega de 31 mil alevinos de tambaqui, ração para peixe e mais 90 certificados referente a cursos de capacitação realizado no Assentamento PAA Tarumã Mirim e ramal do Pau Rosa na Br 174, Km 21, zona rural de Manaus.

 

O secretário de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro, destacou que a distribuição de alevinos e ração realizada durante a ação, é uma iniciativa do Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, tem como objetivo fomentar a atividade da piscicultura e as capacitações em boas práticas de manejo, como forma de apoiar os piscicultores quanto ao incremento da produção e melhoria de renda.

 

“Essa ação é a continuidade  do acordo de cooperação  entre  a prefeitura  e a Sepror, iniciado  no ano passado e que foi interrompido devido às eleições.  O objetivo  do acordo é a soma das forças da prefeitura  e do estado  para atender aos produtores  rurais de Manaus. Esperamos com isso, ter uma maior abrangência do atendimento e assim estimulá-los a se manterem  na atividade e ao mesmo tempo incentivando os comunitários ao empreendedorismo” destacou o secretário.

 

A Semacc contribuiu com a ração para os piscicultores e foi a responsável por fazer um levantamento dos produtores que estavam com os tanques aptos a receberem os alevinos. Essa triagem foi repassada à Secretaria de Pesca e Aquicultura da Sepror, que fez a reserva em Balbina para que assim, pudesse ser feita essa entrega na área rural.

 

Para a diretora da Semacc, Meyb Seixas, esse trabalho em parceria com o Governo do Estado, tem feito toda a diferença na vida dos produtores, que saíram agradecidos pelo apoio, segundo a diretora.

 

Os representantes das secretarias afirmaram, ainda, que juntas farão um cronograma de capacitação, fomento e acompanhamento, por meio de assistência técnica dos produtores assistidos pela prefeitura para acompanhar o desenvolvimento desses alevinos entregues e verificar também quem estará apto a fazer o processo de legalização para que futuramente, seja possível cadastrá-los nas compras públicas da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

 

Participaram do evento o Secretário Executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro; o vereador Eduardo Alfaia, a diretora da Semacc, Meyb Seixas; o presidente do Conselho (Tarumã Mirim), Amilson; e os piscicultores do Projeto de Assentamento (PA) do Tarumã Mirim.

 

 

FOTOS: Divulgação/Sepror

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!