Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dia Mundial do Transtorno Bipolar: Especialista da SES-AM explica como identificar patologia para procurar ajuda médica
Saúde e Ciências
Publicado em 30/03/2023

Na Policlínica Codajás, especialistas capacitados como psiquiatras e psicólogos, fazem parte da rede de apoio

 

No Dia Mundial do Transtorno Bipolar. lembrado nesta quinta-feira, os especialistas da Policlínica Codajás, unidade de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM, alertam que é possível contar com uma rede de apoio de profissionais capacitados que garantem atendimento dos pacientes sistematicamente.

 

O psicólogo da unidade, Davi Cunha, da equipe da Policlínica, explica que o Transtorno Bipolar é uma condição mental que causa mudanças extremas de comportamento e humor. “A pessoa com bipolaridade tipo 1, pode ter episódios alternados de humor e ficar deprimido ou eufórico. Para identificar a pessoa com transtorno de bipolaridade no humor deprimido, tem que observar se há uma tendência ao recolhimento, insônia, pensamentos negativos, falta de apetite, choro fácil, falta de energia, sentimento de culpa e baixa autoestima”, disse o profissional.

 

Já no humor eufórico o psicólogo explica que acontece alegria desproporcional, excesso de energia, fala de forma compulsiva, gastos desnecessários, vestuários extravagantes e entre outros.

 

Na bipolaridade tipo 2, existe um humor depressivo em fase e um episódio de hipomania (transtorno bem mais leve que a mania). A causa do transtorno bipolar é desconhecida, porém, estudos apontam para associação de alterações em alguns neurotransmissores, com maior adrenalina e serotonina, ou causas genéticas.

 

Sobre o tratamento, o psicólogo finaliza explicando que é importante ter um acompanhamento profissional. “O tratamento é à base de medicamentos, prescrito por psiquiatras. É necessário a psicoterapia, para diminuir as oscilações de humor e identificar conflitos emocionais também”, disse.

 

De acordo com o diretor da unidade, Ráiner Figueiredo, a Policlínica Codajás possui especialistas capacitados como psiquiatras e psicólogos, que fazem parte da rede de apoio em saúde para atendimentos. “Atendemos nossos pacientes conforme os pedidos que nos chegam via Sistema de Regulação. O primeiro atendimento sempre será na Unidade Básica de Saúde e a partir disso o paciente pode ser encaminhado para nossa unidade especializada, que está de portas abertas para atender a todos”, disse.

 

Fotografias: Islânia Lima/Policlínica Codajás

*Redação: blogjrnews.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!